Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

0

NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍCIA MARÍTIMA GANHARÁ NOVA SEDE




Unidade ocupará parte da área do Terminal Pesqueiro Público de Santos, na Ponta da Praia

Até o primeiro semestre do ano que vem, o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) de Santos terá um novo endereço. O departamento fará parte do novo complexo da Polícia Federal (PF) no Porto, a ser instalado em parte da área do antigo Terminal Pesqueiro Púbico de Santos (TPPS), na Ponta da Praia. Uma parcela do terreno, com 6 mil metros quadrados, foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) ao órgão no último dia 5.
De acordo com o delegado-chefe da PF em Santos, Júlio César Baida Filho, a área cedida fica ao lado do terminal da ADM do Brasil. Segundo ele, uma outra área, com aproximadamente 2 mil metros quadrados e com acesso à Avenida Mário Covas, ainda será repassada pela SPU. Isso deve acontecer em cerca de dois meses. Assim, a nova sede da autoridade policial deve ocupar mais de 8 mil metros quadrados.
A PF trabalha com o plano de implantar sua nova sede no local. Todas as atividades serão concentradas na Ponta da Praia, inclusive o atendimento ao público que hoje funciona no Centro da Cidade. “Será um salto de qualidade para a Polícia Federal de proporção difícil de imaginar”, destacou Baida.
O projeto básico já foi elaborado e conta com um edifício de 12 pavimentos, com heliponto, 300 vagas de estacionamento e um boulevard para o atendimento ao público.
Mas para Baida, o grande diferencial da nova sede será sua localização. Além de ter uma visão privilegiada do acesso ao Porto, a área cedida fica próxima aos terminais portuários de ambas as margens do complexo. Também permitirá um rápido deslocamento para a zona de fundeio do Porto, onde ficam os navios antes de receberem autorização para atracarem no cais santista.
A velocidade no atendimento a ocorrências em Guarujá e em outras cidades da região também é outro ponto favorável, destaca o delegado-chefe da PF. Isso será possível, pois todas as embarcações ficarão à disposição em um atracadouro a ser construído no local.
“É o projeto de uma sede para os próximos 100, 200 anos. Poderemos ficar de maneira definitiva, com as adequações necessárias”, destacou Baida, que articulou a cessão da área.
Serviços
Os serviços de atendimento ao público, que incluem a emissão de passaportes, também serão deslocados para a nova sede da PF, na Ponta da Praia, assim como os gabinetes de delegados, os departamentos de inteligência e ainda os laboratórios técnico-científicos. Hoje, 24 municípios são atendidos pelo efetivo que tem sede em Santos.
De acordo com Baida, o NEPOM será o primeiro departamento instalado no local – o que ocorrerá até o primeiro semestre do ano que vem. Nesse período, será elaborado o projeto-executivo de todo o empreendimento. Já a licitação da construção da nova sede está prevista para o início de 2018. Mas isso depende do remanejamento de recursos federais.
Venda
No início do mês passado, o Governo do Estado, afirmando ser o dono da área do TPPS, anunciou que pretendia vender o terreno. Mas tanto para a Prefeitura como para a União, a gleba é propriedade do Governo Federal.
O impasse pode ter sido resolvido no final do mês, quando o deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) pediu ao Estado para cancelar a venda da área, defendendo os planos da União para o local.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.