Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

terça-feira, 25 de outubro de 2016

0

AUMENTA O TRABALHO DA GUARDA PORTUÁRIA NO PVC


Guardas Portuários Sousa e Amarildo realizando a fiscalização 

Com a retomada do embarque de carga viva no Porto de Vila do Conde (PVC), no Pará, a Guarda Portuária tem maior volume de trabalho

Logo depois do naufrágio do M/V Haidar, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) proibiu o embarque até que o porto tivesse a aprovação do plano de embarque de carga viva onde fosse contemplada a previsão do naufrágio durante as operações, o que não havia sido previsto no plano anterior.
Nesse período foi liberado o embarque de aproximadamente 52.000 cabeças que já se encontravam nas Estações de Pré-Embarque (EPE).


Plano de Embarque agora contempla a possibilidade de naufrágio
Após o cumprimento da exigência da SEMA quanto a situação ambiental, foi retomada as operações de carga viva. A liberação ocorreu em julho, de lá para cá já operaram 12 navios, sendo embarcadas 117 mil cabeças.
O porto tem o formato de píer, com 4 berços internos e 4 externos, sendo 2 berços a direita da ponte de acesso (um interno e outro externo) e 6 do lado esquerdo. O navio naufragou no berço interno 302, que fica a esquerda da ponte de acesso, entre os berços 202 e 402.
A Marinha inicialmente interditou os 3 berços, mas após fazer a verificação do berço 402 (último berço interno) e definir as distâncias de segurança, liberou este berço para operação. Hoje o porto continua com os berços 202 e 302 interditados.


Desde julho, 117 mil cabeças de gado foram embarcadas no PVC
A operação de carga viva está liberada, mas teve uma redução em virtude da crise na Venezuela, que era a maior compradora.
Nos últimos dois meses a operação ganhou fôlego com a retomada das exportações para o Líbano, outro grande comprador dos nossos bois, além de outros países do Oriente Nédio.


Inspetor Gato e ao fundo o Navio Nada
No início deste mês o M/V Nada, um dos maiores do mundo no transporte de carga viva esteve no porto e embarcou 16.000 cabeças. A grande maioria dos navios que lá aportam tem capacidade entre 5.000 e 10.000 cabeças.
Atuação da Guarda


Controle e registro de acesso garante a segurança
A Guarda Portuária atua no controle e registro de acesso da carga, na revista dos veículos e motoristas para garantir a segurança, além de verificar se o veículo tem as condições mínimas de segurança para o acesso.
É feita também a prevenção da poluição impedindo que veículos que estejam derramando resíduo (estrume) acessem o porto. No píer é feito o controle do trânsito, garantindo que os caminhões possam descarregar suas cargas nos navios operados.


GP Rodrigo Mota acompanhado o embarque junto ao costado do navio, no píer
As operações estão se desenvolvendo principalmente no berço 402, porém os navios de maior porte atracam nos berços externos 301 ou 401.
A Guarda do PVC conta hoje com um efetivo 53 integrantes distribuídos em 4 turmas, tendo ainda 2 inspetores, Gato e Luiz Fernando, e 1 rondante.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES