Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

0

MOBILIZAÇÃO DOS PORTUÁRIOS PAROU PORTOS DO PAÍS


Guardas portuários utilizaram o movimento para também solicitar a aprovação da PEC 59/2007

Em defesa de direitos, trabalhadores dos portos paralisaram atividades por 24 horas


Os trabalhadores dos portos do país pararam as atividades por 24 horas no dia 30 de novembro. Isso porque, os trabalhadores e trabalhadoras estão indignados com a inflexibilidade do governo e dos patrões em não negociar a pauta das categorias dos portos. Eles também protestaram contra as retiradas de direitos da classe trabalhadora e do povo desde que o governo de Michel Temer assumiu a Presidência da República.
A paralisação fez parte da mobilização que envolveu todas as categorias dos portos. A união é fruto da organização da Unidade Nacional Portuária, composta pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação dos avulsos, a Fecconvib.
O movimento foi aprovado em plenárias regionais nos estados de Porto Alegre e Itajaí nos meses de agosto e setembro, e em Salvador e em Vitória, em outubro. Nas plenárias foram aprovadas paralisações, protestos e manifestações a nível nacional até que o governo e os patrões resolvam negociar as reivindicações das categorias.
Os trabalhadores exigem o cumprimento da Lei Portuária (12.815/2013) e da Convenção 137 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o fim de contratações irregulares e interveniência do governo para uma saída de negociação coletiva entre os as empresas operadoras dos Terminais de Uso Privado (TUPs) localizados fora da área dos Portos públicos e os trabalhadores. Eles também lutam pela recuperação da Previdência Complementar (Portus), contra a terceirização ilegal da Guarda Portuária e a privatização das Companhias Docas.
Pauta Nacional Unificada
Em conjunto com toda a classe trabalhadora, os portuários dizem não às propostas do governo de Michel Temer de retirada de direitos dos trabalhadores em geral, inclusive a ideia da prevalência do negociado sobre o legislado e alterações da CLT. Os trabalhadores também são contra as mudanças na Previdência Social, limite de idade, de 65 a 70 anos, para aposentadoria e a privatizações das estatais brasileiras. E contra os ataques que vem sendo deflagrado, por alguns parlamentares e setores do governo aos movimentos sociais e às organizações sindicais.
Esta foi a segunda paralisação do mês de novembro. A primeira aconteceu no dia 11, quando os trabalhadores e trabalhadoras dos portos integraram o Dia Nacional de Luta da Classe Trabalhadora em paralisações e manifestações de rua em todo o país. Nesse dia 30, participaram do movimento os trabalhadores e trabalhadoras dos portos de Rio Grande, São Francisco do Sul e Itajaí na região Sul; Porto de Salvador e Aratu na Bahia; Porto de São Sebastião em São Paulo; Porto do Rio de Janeiro; portos do Pará e do Rio Grande do Norte. 
Veja abaixo a manifestação nos portos:
Porto de Aratu-BA

Porto de Itajaí-SC

Porto de Itaguaí-RJ


Porto do Itaqui-MA


Porto de Natal-RN

Porto do Rio de Janeiro-RJ



Porto de Rio Grande-RS

Porto de Salvador-BA

Porto de São Francisco do Sul-SC

Porto de São Sebastião-SP

Terminal Petroquímico de Miramar-PA


Porto de Vila do Conde-PA



Porto de Vitória-ES

Fonte: FNP



* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.