Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

terça-feira, 1 de agosto de 2017

0

PAM DO PORTO DE SANTOS REALIZA NOVO EXERCÍCIO DE COMBATE A INCÊNDIO NA ILHA BARNABÉ




Treinamento do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos aconteceu em área de armazenamento de combustíveis

O Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) realizou, na última quinta-feira (27), um novo exercício de combate a incêndio. O treinamento simulou um acidente na empresa Adonai Química, localizada na Ilha Barnabé, área continental de Santos. É o segundo simulado do PAM realizado naquela área, onde é movimentado combustível. A Ilha Barnabé já havia sido palco de um exercício semelhante no dia 10 de março, no terminal da empresa Granel Química.
O objetivo do exercício é avaliar as ações conjuntas da área 6 do PAM instalados na Ilha Barnabé, os tempos de resposta do PAM às situações de emergência e verificar rotas de fuga e de acesso, bem como pontos de encontro. Todos os terminais localizados na Ilha do Barnabé foram envolvidos. O PAM do Porto de Santos é dividido em seis áreas: Alamoa, Saboó, Paquetá, Outeirinhos, Ponta da Praia, Guarujá e área continental de Santos.

Nesse exercício foi testado o pior cenário para o local: incêndio em um tanque de gasolina, como o que ocorreu em abril de 2015 na Alamoa. "Os exercícios do PAM são sempre baseados em casos já ocorridos", explica o coordenador do PAM, o Técnico de Segurança do trabalho da Codesp, Evandro Lourenço.
De acordo com Lourenço, o exercício envolveu cerca de 90 pessoas, dentre brigadistas, Guarda Portuária e Corpo de Bombeiros. O resultado foi satisfatório, com destaque para os sistemas automáticos de emergência da empresa, que funcionaram conforme adequado.
Na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, haverá uma reunião dos componentes do PAM para avaliar os dados anotados pelos observadores do exercício. O próximo simulado está previsto para setembro e deve ocorrer na área 5, bairro do Estuário, em armazém de carga geral.
Sobre o PAM do Porto de Santos

O Plano de Ajuda Mútua é uma organização prevista na Norma Regulamentadora NR 29, do Ministério do Trabalho. A norma regula a segurança e a saúde no trabalho portuário. O PAM fornece recursos humanos e materiais em caso de emergências de grande porte. Ele é composto pelas empresas da área do Porto Organizado de Santos e é coordenado pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Ele é acionado quando ocorre o chamado acidente ampliado, caracterizado pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do sinistro.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                            
                                                                                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES