Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

0

CURSO DE CAPACITAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA TEVE PRESENÇA DE SENADORA




A cerimônia de encerramento contou com a participação da Senadora Rose de Freitas

O Sindicato da Guarda Portuária (Sindguapor), com o apoio da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), que cedeu o seu auditório, promoveu no período de 06 a 10 de novembro, o II Curso de Capacitação para Inspetores e Líderes da Guarda Portuária do Porto de Vitória. O diretor da CODESA, Guilherme Magalhães participou da abertura do evento.
Abertura

Na abertura os participantes puderam conhecer mais sobre o serviço de inteligência, com a palestra “A Inteligência Aplicada aos Portos”, que teve como palestrante o coronel da reserva da Polícia Militar José Nivaldo Campos Vieira, que atua na área de inteligência desde 1979, exercendo atividades de Inteligência de Estado junto aos governos Federal e Estadual, e, após 2003, no segmento de inteligência empresarial.
No período vespertino teve a palestra sobre ISPS Code, com o diretor-presidente da SAGRES, Roberto Ferreira da Silva, e sobre Terrorismo, com o coordenador-geral de Assuntos de Defesa da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcus Vinicius Reis.
Palestras

O segundo dia iniciou com as palestras “Crimes Virtuais e o Marco Civil da Internet” e “Os Impactos do Uso Indevido de Redes Sociais e Smartphones no Ambiente Corporativo” proferida por Eduardo Pinheiro, investigador da Policia Civil do estado do Espírito Santo, autor do livro “Segurança da Informação: Como Aumentar sua Segurança no Mundo Digital.

Na parte da tarde foi a vez Jonas Cordeiro de Andrade Júnior, que já atuou no comando do Setor de Trânsito e do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Porto de Santos, falar sobre o tema: “A Guarda Portuária e a Segurança Pública nos Portos”.
Em seguida, Fernanda de Anchieta Gomes, Graduada em Administração pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL e Pós-Graduada em Tecnologia e Recursos Humanos Profissional Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching encerrou esse dia com a palestra: “Gestão de Equipes com Foco em Conflitos/Pessoas”.

Na quarta-feira, “A importância da Guarda Portuária para a segurança nos portos e a sua relação com as demais autoridades de segurança” foi tema de palestra ministrada pelo agente do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e coordenador da Cesportos no Espírito Santo, Rogério da Silva Lages.
Segundo Lages, a Guarda Portuária tem sido uma aliada importante para a Polícia Federal. Por ser ela a primeira barreira de segurança na entrada dos portos, sendo de sua competência resguardar a segurança e cumprir todos os procedimentos que estão contidos no Plano Nacional de Segurança Pública Portuária.
“A Guarda Portuária é um importante instrumento auxiliar das autoridades portuárias, servindo à Alfandega, Policia Federal, Capitania dos Portos, Polícia Civil e Militar”, falou Lages.

Nesse dia “A Nova Lei Trabalhista”, proferida pelo – Advogado Trabalhista e professor Universitário, Edwar Barbosa Félix; “O Complexo Portuário Capixaba no Contexto Internacional – Palestrante, proferida pelo Professor Universitário Enildo Moreira e o “O Papel da Corregedoria no Ambiente Corporativo” proferida pelo Dr. Fabiano Contarato – Delegado da Policia Civil – ES, também foram temas de palestras.
Na quinta-feira foi a vez do Major da PMES, Marsuel Botelho Riani, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela UFES falar sobre “Segurança Preventiva” e “Técnicas de Abordagem”.

No período da tarde, o Dr. Engenheiro, Analista de Infraestrutura do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA, Tetsu Koike, falou sobre a “Implantação da Cadeia Logística nos Portos”.
Koike falou aos guardas e funcionários do porto sobre a atual situação econômica das companhias, os desafios permanentes do setor portuário e a implantação do Portolog. "O sistema tem avançado em Vitória e Santos. As outras seis docas, apesar de também possuírem recursos e infraestrutura, estão com o processo de licitação em atraso, frisou o analista.
Ele informou ainda que, a implantação do Portolog mexe com o sistema operacional das companhias devido a pluralidade de inovações. "Quando implantamos qualquer projeto de inovação que inclui, principalmente, mudanças tecnológicas, é provocado um conjunto de efeitos que mexem com a maneira das pessoas pensarem no trabalho delas, e também na maneira de efetuar o serviço. É preciso buscar adaptação. O grande desafio é fazer com que os portuários entendam a importância desse serviço não só para eles, mas para o crescimento da empresa e para toda a sociedade, destacou.
Em seguida, José Adilson Pereira – Presidente do Sindicato dos Estivadores e da Orla Portuária do Espírito Santo, falou sobre o “Trabalho Portuário no Brasil e no Mundo.
O último dia contou com a participação do Auditor Fiscal da Receita Federal – ES, Chefe do SEVIG – Serviço Aduaneiro do Porto de Vitória (ES), : Zózimo Pereira Garcia, que falou sobre o “Papel da Receita Federal nos Portos” e do Gerente Regional da ANTAQ-ES, Raphael Cruzeiro Carpes, que falou sobre “O Papel da ANTAQ nos Portos”, além de Agostinho Sobral Sampaio, Capitão-de-Mar-e-Guerra (Reserva), que falou o “VTMIS”, recentemente implantado pela Codesa no Porto de Vitória, do qual ele é o coordenador.
"É importante ressaltar que, devido ao momento de insegurança vivenciado atualmente, é necessário manter a guarnição atualizada e preparada, compreendendo todo o universo portuário e suas questões de segurança. Para nós, guardas portuários, o ensino dado na semana de capacitação é de suma importância para o bom desempenho do nosso trabalho diário", resumiu o encarregado e chefe de serviço de logística da Guarda Portuária, Demétrius Gonçalves Aguiar.
Encerramento

A cerimônia de encerramento, a convite de Jorcy de Oliveira Filho, Diretor de Assuntos Institucionais do Sindicato, contou com a participação da Senadora Rose de Freitas. A parlamentar foi recebida pela diretoria da CODESA, tendo à frente o presidente Luis Claudio Montenegro, e os diretores Guilherme Magalhães, Mayhara Chaves e Roberto Carlos Braga.
A senadora agradeceu o convite e falou sobre a importância da capacitação para a Guarda Portuária. "Segurança é fundamental para as empresas, e a CODESA vive um novo tempo em tecnologia e modernização", pontuou. Em seguida, elogiou o trabalho de Montenegro na gestão da companhia.

O presidente da CODESA parabenizou os participantes da Semana de Capacitação, e destacou que o treinamento proporcionado pela empresa à corporação é um dos melhores do país. "A nossa guarnição está atualizada e preparada para as questões de segurança no desempenho diário de suas funções", ressaltou.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                             COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES