Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

0

OPERAÇÃO CONJUNTA DA RF, PF E GUARDA PORTUÁRIA APREENDE 1.207 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS




A droga foi içada para o convés de embarcação e estava oculta em dois contêineres

Na tarde da última quarta-feira (8), em operação conjunta deflagrada pela Receita Federal (RF) e pela Polícia Federal (PF), com apoio da Guarda Portuária, foram localizados no Porto de Santos 1.207 kg de cocaína (peso bruto, incluindo as bolsas).
A droga foi içada a bordo pelo lado de mar. Uma embarcação de alumínio parou a contra bordo do Navio Grande Nigéria, embarcação de bandeira italiana e que estava atracada no cais do Saboó. Pessoas a bordo lançaram cordas para que malas pretas impermeáveis fossem amarradas e, posteriormente, içadas ao convés na parte frontal do cargueiro.

As imagens foram gravadas pelas câmeras do Centro de Controle de Operações e Monitoramento (CCCOM) da Guarda Portuária, por volta das 2hs da madrugada de terça-feira (7), no entanto, a Receita Federal e a Policia Federal só foram notificadas no início da tarde de quarta-feira (8).

O cargueiro tinha previsão para deixar o porto naquela tarde, mas foi retido pelas autoridades federais. Os cães da Receita Federal e da Guarda Portuária então iniciaram uma varredura a bordo por quase cinco horas e obtiveram a sinalização positiva dos cães para presença de entorpecente em dois contêineres suspeitos

Os contêineres foram desembarcados para verificação. Durante a abertura, foram localizadas 32 bolsas esportivas contendo tabletes de cocaína, totalizando 1.207 kg. No primeiro contêiner, com carga de arroz orgânico, foram encontradas sete bolsas. No segundo, com carga de sucata de aço inoxidável, outras 25 bolsas. O destino de ambos os contêineres era o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Outra apreensão
No mesmo dia a Receita Federal localizou, em um terminal portuário da Margem Direita,  558 kg de cocaína escondidos em um meio a uma carga de polietileno.Cães farejadores da Receita Federal auxiliaram no trabalho de encontrar a droga em contêineres ainda não embarcados.
Segundo as autoridades federais, 12.195 kg de cocaína foram apreendidos no Porto de Santos desde o início deste ano. A quantidade registrada até agosto é um recorde histórico no cais santista, superando as apreensões de 2017 (11.539 kg) e 2016 (10.622 kg).



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.