Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

0

ENCONTRO NACIONAL DA GUARDA PORTUÁRIA É REALIZADO EM SANTOS



O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao relevante trabalho em defesa da categoria no Congresso Nacional

Nos dia 06, 07 e 08 desse mês foi realizado em Santos, o IV Encontro Nacional da Guarda Portuária. O evento, promovido pela Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil (ANGPB), é realizado a cada ano numa cidade portuária.
A solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades, foi realizada no auditório da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Na oportunidade, o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao relevante trabalho em defesa da categoria no Congresso Nacional. Os deputados federais Beto Mansur e Laura Carneiro também seriam homenageados, mas em virtude de outros compromissos, não puderam comparecer.
Guarda portuários homenageados junto com aqueles que entregaram a homenagem

A ANGPB homenageou também cinco guardas portuários, agora aposentados, pelos serviços prestados à corporação, entre eles, o atual presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (SINDAPORT), Everandy Cirino dos Santos.
Grupo de Trabalho
Guardas portuários representando diversos portos portos brasileiros discutiram o futuro da corporação

Na sexta-feira, no período da manhã, os participantes se reuniram no Centro de Treinamento da CODESP, onde foram estabelecidos os rumos da corporação. Nesse Encontro ficou estabelecida a criação de um Grupo de Trabalho composto por representantes de todos os portos brasileiros no intuito de uniformizar a agenda e os procedimentos em busca dos objetivos da categoria.
Também foi aprovada a criação de uma Equipe de Marketing para a produção de conteúdo informativo para a divulgação da história e o trabalho que a Guarda Portuária realiza nos portos brasileiros.
Prioridades
No Encontro ficou definido que a prioridade é a inclusão da Guarda Portuária no Ministério da Segurança Pública (MSP), quer na derrubada do veto efetuado pelo presidente Temer na lei que criou o atual ministério, quer na inclusão da corporação no Projeto de Lei (PL) que vai criar o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Em seguida serão demandados esforços para a regulamentação, a fim de atingir o objetivo principal, que é a aprovação o Projeto de Emenda Constitucional nº 59 (PEC/59), que cria a Guarda Portuária Federal, padronizando a atuação em todo o território nacional.
No período da tarde foi realizado um passeio de escuna pelo Canal do Estuário onde os guardas portuários de outros portos puderam conhecer as peculiaridades do Porto de Santos e os desafios com vista à segurança nas duas margens. No último dia do evento foi realizada uma visita técnica ao porto.
Passeio de escuna pelo Canal do Estuário mostrou os desafios para manter a segurança do porto

O próximo Encontro, que inicialmente estava programado para ser realizado em Belém, no Pará, teve o local alterado, devendo agora ocorrer em Brasília, entre os meses de março e maio.
Participaram do Encontro, representantes da Guarda Portuária dos portos de Santos-SP, São Sebastião-SP, Rio de Janeiro-RJ, Vitória-ES, Belém-PA, Salvador-BA, Itaqui-MA, Nata-RN, Itajaí-SC e São Francisco do Sul-SC.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                    
                   COMENTÁRIOS                                   
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.