Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

0

PF INVESTIGA 'MULAS' ENTRE PORTUÁRIOS APÓS ACHAR 70 KG DE COCAÍNA EM NAVIO EM NO PORTO DE SANTOS



Ação, em conjunto com a Receita Federal, interrompeu embarque de droga em cargueiro atracado no Porto de Santos. Ninguém foi preso

Pelo menos 70,34 kg de cocaína foram localizados e apreendidos durante uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A suspeita é de que trabalhadores do cais tenham sido utilizados como "mulas" do tráfico para embarcar a droga e escondê-la em um contêiner.
A interceptação do carregamento ilícito ocorreu na segunda-feira (3) a bordo do navio ‘Grande America’, de bandeira italiana, que estava atracado em um terminal do cais do Saboó, na margem direita do complexo portuário. As equipes encontraram um contêiner, aparentemente violado, e verificaram que o lacre havia sido rompido.

Dentro da caixa metálica, prevista para ser desembarcada no porto de Antuérpia, na Bélgica, as equipes localizaram a droga em sacos plásticos. Eles foram colocados acima da carga legalmente declarada. As autoridades acreditam que a ação criminosa, que possibilitou o embarque da cocaína, tenha sido frustrada depois da mobilização da Polícia e do Fisco.
A suspeita é que portuários avulsos (trabalhadores sem vínculos com a instalação onde o navio está atracado, mas escalados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra do cais para atuar na embarcação), tenham transportado a cocaína puríssima. Para tentar despistar a fiscalização, eles podem ter escondido os tabletes no corpo, em cintas ou coletes.
Essa modalidade de narcotráfico já é conhecida pela Polícia Federal e pela aduana no cais santista. Em agosto desse ano, oito estivadores foram presos ao serem flagrados levando droga a um navio. Em 26 de abril de 2017, em uma situação semelhante, outros sete estivadores também foram detidos em flagrante com tabletes de drogas fixados ao corpo.
Dessa vez, apesar da mobilização das equipes policiais e alfandegárias, nenhum trabalhador portuário foi abordado e preso, mas um inquérito foi aberto para identificar os possíveis envolvidos no crime e, assim, indiciá-los. A eventual participação de tripulantes da embarcação não foi descartada e também é investigada.
Fechando o cerco

Essa foi a terceira interceptação de entorpecente no Porto de Santos em menos de 24h. No domingo (2), após um navio de bandeira dinamarquesa ter sido invadido a 20 quilômetros do acesso ao complexo portuário, equipes da Polícia Federal e da Receita Federal encontraram 402 kg de cocaína em um contêiner dentro da embarcação.
Ainda na segunda-feira (3), outra operação em conjunto entre agentes policiais e aduaneiros resultou na localização de 252 tabletes escondidos sob um fundo falso de um contêiner frigorífico em um terminal da margem esquerda, em Guarujá (SP). Ao todo, 285 kg da droga, também em elevado grau de pureza, foram apreendidos. Inquéritos foram abertos para apurar os casos.
Fonte: G1 Santos


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          
                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.