Postagem em destaque

GUARDAS PORTUÁRIOS OBTÉM ACESSO AOS CURSOS DO SENASP

A inclusão dos guardas portuários na Rede EAD Senasp se deu após a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Os guardas p...

LEGISLAÇÕES

domingo, 7 de abril de 2019

2

RECEITA FEDERAL APREENDE 557 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE NAVEGANTES



A droga estava escondida em um contêiner com pedras de ardósia que tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica
Na manhã da última terça-feira (02), a Receita Federal apreendeu 557 kg de cocaína no Porto de Navegantes, em Santa Catarina.
A droga foi encontrada após fiscalização de uma carga de pedras de ardósia feita pela agentes da Alfândega.
O que chamou a atenção dos fiscais foi o fato da carga, distribuída em seis contêineres, ter chegado próxima a hora do embarque, o que poderia dificultar a fiscalização.
Outro fato que acionou o sinal de alerta foi essa carga ser de um exportador que não costuma exportar para a Europa, sendo então retida para averiguação.
Os cães foram acionados e sinalizaram para a existência da droga. Ao quebrar as placas de pedras de ardósia, os fiscais encontraram a droga em fundos falsos.
A cocaína estava acondicionada em diversos tabletes, embaladas e ainda ensacadas com plástico, no intuito de dificultar a localização.

Segundo a Receita Federal de Itajaí, apesar do Porto de Antuérpia, na Bélgica, ser um porto distribuidor de cargas para outros países europeus, a carga apreendida tinha importadores daquele país, o que significa que era seu destino final.

Foi instaurado inquérito policial e os envolvidos poderão responder pela prática do crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.
Em outubro do ano passado uma operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Federal descobriu um carregamento de 449 kg de cocaína em meio a uma carga de cascas de amendoim, que sairia da Portonave, em Navegantes, com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.    

2 comentários:

  1. Sr. responsável pelo Blog. A apreensão foi realizada pela Receita Federal. A PF só foi chamada para retirar a droga. Isso é muito comum de acontecer, infelizmente, a Receita Federal faz o serviço e a PF leva o crédito.

    ResponderExcluir
  2. A matéria foi editada. Obrigado pela sua colaboração.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.