Postagem em destaque

FRAUDE TRABALHISTA CONTINUA NA GUARDA PORTUÁRIA DO PORTO DE SANTOS

Funcionários revelam que 29 guardas recebem salários, mas não cumprem turno e trabalham até como policiais civis. A Companhia Docas...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 27 de março de 2020

0

PORTUÁRIOS CRITICAM FALTA DE MATERIAL DE HIGIENE PARA EVITAR CONTAMINAÇÕES NO PORTO DE SANTOS



No porto, itens básicos, como sabão líquido e papel toalha para a secagem das mãos, não são encontrados em banheiros, segundo os trabalhadores.
Trabalhadores do Porto de Santos denunciam a falta de itens de higiene, como sabão e álcool gel, e de máscaras de proteção, para evitar contaminações pelo coronavírus, no cais santista. No Porto de Vitória (ES) foi confirmado o primeiro caso da doença entre portuários. E a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) pediu novas providências ao Ministério da Infraestrutura.
No Porto de Santos, itens básicos, como sabão líquido e papel toalha para a secagem das mãos, não são encontrados em banheiros, segundo os trabalhadores. Já o álcool gel, quando é disponibilizado, fica no acesso aos gates, distante do local de trabalho das equipes de avulsos.
Em muitos casos, segundo o Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), máscaras, luvas e álcool em gel são doados por tripulantes estrangeiros durante as operações de carga ou descarga. Há também trabalhadores que foram impedidos de exercer as suas funções por estarem sem os equipamentos de proteção necessários.
Outra denúncia dos trabalhadores avulsos gira em torno da falta de álcool gel no Posto de Escalação nº 3, do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) que fica na Ponta da Praia. No local, cerca de 500 pessoas, a maioria estivadores, se reúnem diariamente para a escala de trabalho.
Intervenção
A deputada federal Riosana Valle (PSB) sugere que a Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Codesp, instale estações de higienização para que os trabalhadores possam lavar as mãos regularmente. A parlamentar também pede a instalação de estruturas extras de banheiros químicos na faixa do cais dos complexos marítimos brasileiros, à exemplo do que foi feito nos portos do Paraná.
“Solicito que a Autoridade Portuária de Santos promova a lavagem regular das áreas primárias e demais correlatas de operações, pátios, armazéns, vias férreas e outras instalações (...) utilizando produtos desinfetantes aos quais o coronavírus é vulnerável”, destacou a parlamentar em ofício ao Ministério da Infraestrutura.
Envolvidos
Procurada, a Autoridade Portuária informou que, diariamente, a equipe da fiscalização verifica os equipamentos instalados ao longo do cais para o reabastecimento de álcool em gel. Segundo a estatal, é possível que “eventual e pontualmente, se verifique falta momentânea dos produtos”, que podem ser solicitados ao setor de fiscalização. “Destacamos que há sempre a alternativa do trabalhador lavar as mãos com água e sabão”.
O Ogmo informa que tem adotado todas as recomendações das autoridades para evitar a contaminação dos trabalhadores portuários pelo coronavírus.
Fonte: Jornal A Tribuna - Santos


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.