Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

0

PORTOS DO PARANÁ PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER SEGURANÇA PORTUÁRIA EM PARANAGUÁ

 

Houve a participação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

No dia 24 de setembro, a empresa Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, no litoral do Paraná promoveu um Encontro, realizado no Hotel Camboa, localizado no Centro Histórico da cidade de Paranaguá, para debater segurança portuária.

O evento, que contou com a participação de representantes do Ministério da Infraestrutura e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, teve como objetivo aproximar as diversas autoridades que atuam no porto, além de ampliar o intercâmbio de informações.

GSI              


A apresentação principal foi a do capitão de fragata Marcio Braga de Souza, assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

“Nosso objetivo é colher dados a respeito de como estão as instalações portuárias, como têm sido efetuados os trabalhos das Guardas Portuárias, da segurança patrimonial, como está o envolvimento dos entes estaduais, como é o relacionamento que eles adotam entre si, a troca de informações.  O objetivo é criar uma mentalidade de segurança, que é de interesse do País”, explica o capitão.

PF                  

O delegado da Polícia Federal no GSI, Rodrigo Bartolomei, afirmou que o principal interesse é envolver os atores que atuam no porto para debater medidas que aprimorem a segurança portuária e aumentem a repressão aos crimes. “Este ano já foram cinco toneladas de cocaína apreendidas. No ano passado foram mais de 20. Isso é importante porque mostra que está sendo feito um trabalho sério de combate ao tráfico de drogas”, avalia Bartolomei.

MINFRA

O Ministério da Infraestrutura também participou do encontro. “Nosso papel é dar o apoio e o suporte necessários para a avaliação de riscos e mapeamento de ações. Paranaguá é um porto fundamental para o País, com altíssimos índices de movimentação de cargas”, destacou o representante da pasta, Ednilson Oliveira Ferreira. 

Autoridade Portuária

“O porto é um ambiente onde se confundem diversas forças de segurança, com diversos níveis de atuação. Este evento é importante porque congrega todas essas forças para um único propósito e, assim, nós transmitimos segurança aos usuários”, destaca o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Luiz Fernando Garcia.

GPort

“Com os dados obtidos na visita, o Gabinete de Segurança Institucional nos remete suas orientações. Assim, podemos fazer as devidas correções e manter a segurança elevada”, detalha o chefe da Guarda Portuária, César Kamakawa.

Participantes

O evento reuniu representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal (GM), Guarda Portuária (GPort), Ministério da Defesa, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Capitania dos Portos e empresários da comunidade portuária.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.