Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 27 de julho de 2021

0

GSI-PR APRESENTA O PROJETO VIGIA AZUL NO PORTO DE RECIFE

 

Inspirado no programa VIGIA (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), ele tem a mesma proposta, mas para as fronteiras marítimas

Na última quarta-feira (21), representantes do GSI-PR (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Polícia Federal (PF) estiveram no Porto do Recife para falar sobre segurança nas fronteiras.

O PPIF, também conhecido como Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, é um projeto que visa fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, com foco no tráfico de drogas.

Instituído através do Decreto Federal nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, o programa envolve a ação conjunta de vários órgãos de segurança pública como a Polícia Federal, o GSI-PR, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministérios das Relações Exteriores, MJSP e outros.

Na visita, os representantes do GSI-PR aproveitaram o momento para apresentar um projeto em construção, o “VIGIA Azul”.

Inspirado no programa VIGIA (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), uma ação estratégica para o combate ao crime organizado e à repressão aos crimes transnacionais em todas as regiões de fronteira e divisas do país, o “V.I.G.I.A. Azul” tem a mesma proposta, mas para as fronteiras marítimas.

Para isso, o Comandante Márcio Braga, coordenador de Segurança de Infraestrutura Crítica do GSI-PR, e o Comandante José Benoni, integrante do projeto PPIF e da GSI-PR, veem realizando, junto com sua equipe, visitas em portos de todo o país para integrar as forças de segurança e incrementar as defesas das zonas portuárias. Adriana Albuquerque, delegada da Polícia Federal e coordenadora da CESPORTOS/PE, também acompanhou a visita.

Representando o Porto do Recife, o diretor técnico, Vinícius Pinon, afirmou que a administração vem procurando investir cada vez mais para aprimorar a segurança na zona portuária recifense e reforçou o interesse da instituição em colaborar com o projeto “V.I.G.I.A. Azul”. Também participaram o coordenador de operações, Edson Bartolomeu, o coordenador de segurança, Jorge Roberto Pereira, e o auditor interno, Bruno Novaes.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.