Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

0

CONDENADO POR MATAR AMANTE É CAPTURADO PELA GUARDA PORTUÁRIA NO PORTO DO RIO

 

Contra ele havia um mandado de prisão condenatória pelo crime de Homicídio Qualificado

Na última segunda-feira (25), a Guarda Portuária (GPort) prendeu mais um procurado da justiça no Porto do Rio de Janeiro.

Desta vez quem recebeu a voz de prisão foi Valdeir Quirino. Contra ele havia um mandado de prisão condenatória pelo crime previsto no Artigo 121, § 2º, IV, do Código Penal - Homicídio Qualificado.

Valdeir foi condenado por matar sua amante, Raquel Viana de Souza, com 4 tiros à queima roupa. A ação criminosa foi perpetrada no município de Montes Claro, Minas Gerais.

Valdeir não resistiu à prisão. Agentes da Polícia Civil da 07ªDP - Santa Teresa compareceram ao porto, e após constaram a identidade do procurado, ele foi encaminhado para a sede desta UPJ para serem realizados os procedimentos de praxe e, em seguida, para a instituição apropriada para os devidos fins.

Serviço de inteligência

A Polícia Civil do Estrado do Rio de Janeiro (PCERJ) vinha a algum tempo investigando o paradeiro de Valdeir no intuito de cumprir o mandado de prisão, que foi possível com o apoio da Guarda Portuária.

A prisão foi realizada graças a troca de informações entre a Polícia Civil e a Guarda Portuária, ambas integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

ISPS Code

A localização dos foragidos e procurados pela justiça pela Guarda Portuária acontece pelo monitoramento do controle de acesso ao porto, em virtude do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code – International Ship & Port Facility Security Code), ou simplesmente Código ISPS, implantado no Porto do Rio de Janeiro.

Veja abaixo link de outras prisões realizadas pela Guarda Portuária no Porto do Rio de Janeiro:



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.