Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 40 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS DESTINADOS À AUSTRÁLIA

 

O valor do quilo da droga naquele país chega a ser cinco vezes maior do que o praticado na Europa

A atuação da Receita Federal do Brasil (RFB) no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou a tentativa de envio ao exterior de aproximadamente 40 kg de cocaína.

Um contêiner com 24 toneladas de gesso foi selecionado, no dia 10 de dezembro, durante as atividades de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres e de cães de faro. Entre os 600 sacos que totalizavam a carga, quatro deles foram utilizados para a tentativa de envio ao exterior de 40 kg de cocaína.

O destino da carga seria o Porto de Melbourne, na Austrália, onde o quilo bruto da droga chega a valer cinco vezes mais do que na Europa.

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para futura condenação criminal.

Em 2021, a Receita Federal evitou que mais de 14,3 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino.

A Polícia Federal (PF) prosseguirá com as investigações. A troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.





A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.