Postagem em destaque

CONPORTOS ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO ESPECIAL DE SUPERVISÃO EM SEGURANÇA PORTUÁRIA

  O período de inscrição é de 18 de maio de 2022 a 05 de junho. Serão disponibilizadas 240 (duzentas e quarenta) vagas A Comissão Nacional...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 14 de junho de 2022

0

IBAMA REALIZA VISITA TÉCNICA AO PORTO DE ILHÉUS

 

Encontro entre analistas do IBAMA e representantes da CODEBA teve o intuito de acompanhar a implementação do Programa de Controle Ambiental

No mês de maio, nos dias 12 e 13/05, o Porto de Ilhéus recebeu a visita do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, para acompanhar, mais de perto, a implementação do Plano de Controle Ambiental – PCA, realizado com o suporte técnico da Ecossis Soluções Ambientais, desde 2020, por meio das ações de 17 subprogramas.

O encontro começou logo cedo, com uma reunião de abertura em que estiveram presentes as equipes técnicas do IBAMA, o diretor de infraestrutura e gestão portuária da da Companhia Docas da Bahia - CODEBA, o gerente do Porto de Ilhéus, além de outros integrantes da equipe técnica da CODEBA e da sua empresa contratada, Ecossis.

“A visita de um órgão fiscalizador é sempre importante, a expectativa é que nós possamos melhorar as condições em decorrência dessa visita”. Comentou o gerente do Porto de Ilhéus, Luiz Roberto Campos da Silva.

De início, foram apresentados à equipe do IBAMA, resultados de ações que já vêm sendo desenvolvidas no Porto de Ilhéus, dentre elas estão: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Programa de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA) na malha urbana de Ilhéus; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Programa de Educação Ambiental (PEA); Programa de Apoio às Comunidades de Pesca (PACP).

“Essas vistorias técnicas fazem parte do acompanhamento que o IBAMA tem que fazer para a implementação do PCA. A gente recebe os relatórios, mas também é necessário ter esse contato em campo. Nós ficamos um tempo sem conseguir fazer esse acompanhamento por conta da pandemia, e agora estamos retomando essa agenda em todos os portos. É para ser uma rotina, ter esse contato com a equipe da CODEBA e estabelecer o contato do IBAMA com as comunidades”, frisou a Coordenadora substituta e analista ambiental do IBAMA, Janaína de Sousa Cunha Motta Vieira.

Após a reunião, a comitiva seguiu para campo onde pôde visitar as áreas operacionais e base de atendimento a emergências do Porto de Ilhéus, além de conhecer parte da equipe que colabora para a movimentação portuária no dia a dia e visitar algumas áreas do entorno, como o bairro São Miguel, praias ao norte e faixa de praia da Avenida Soares Lopes, mais próxima ao Porto.

O fechamento da visita se deu na Associação de Pescadores do Malhado, com representantes da comunidade, integrantes da CODEBA, técnicos da Ecossis, e a equipe técnica do IBAMA. Na oportunidade, os moradores foram ouvidos e abriu-se um debate a respeito das ações e medidas que estão sendo implementadas pela Codeba na execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto.

“A visita do IBAMA tem um caráter muito importante para CODEBA, porque nos traz todos os benefícios necessários em relação ao meio ambiente e como conduzir o nosso trabalho em cumprimento às normas. Eu vejo um saldo muito positivo com tudo que eu vi nessa vistoria técnica.”, concluiu o Diretor da CODEBA, Augusto Cesar Lobato Posada.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.