Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 20 de junho de 2025

0

GUARDAS PORTUÁRIOS APROVADOS EM CONCURSO CONCLUEM O CURSO DE FORMAÇÃO NO PORTO DE SANTOS


Até o mês de agosto, 67 guardas devem ser incorporados com a conclusão da última etapa do concurso público

A Autoridade Portuária de Santos (APS) está prestes a concluir a última etapa do concurso público iniciado no segundo semestre de 2024, pelo qual irá contratar 67 novos agentes para reforçar em 25% o efetivo da Guarda Portuária (GPort). 

Na última sexta-feira (13), a primeira turma, com 40 integrantes, concluiu o Curso de Formação e Análise de Vida Pregressa, fase final do processo de seleção de novos membros para a corporação. A etapa é eliminatória e inclui avaliação de conhecimentos teóricos e prática para o porte de arma de fogo. 

2ª Turma

Uma segunda turma teve início na segunda-feira 16, com término no dia 27 de junho. A previsão é de que os 67 aprovados sejam incorporados ao efetivo da GPort até o mês de agosto. Hoje, a corporação conta com 265 guardas portuários, dos quais 29 são mulheres. 

“Os novos guardas representam um incremento à segurança pública portuária, na garantia das operações, na fiscalização e na fluidez do trânsito portuário”, aponta o superintendente da Guarda Portuária, Wagner Pinheiro de Almeida. 

“O Porto de Santos tem crescido em tamanho, eficiência e produtividade. O incremento na segurança é necessário para acompanhar o futuro do Porto”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.

A GPort é responsável pela fiscalização de todas as áreas do Porto Organizado – são 16 km de extensão de cais, 30 km de canal de navegação, 100 km de linhas férreas, 55 km de dutovias, 55 terminais e 63 berços de atracação, além de 45 km de vias públicas. Em resumo, é ela quem garante a segurança pública portuária.

Com profissionais altamente treinados e equipados, a GPort tem entre suas atividades o controle de acesso ao porto; a atuação como autoridade de trânsito nas vias do porto; o patrulhamento marítimo ao longo do canal de acesso e na área de fundeio, atuando com o foco na segurança portuária e na fiscalização de operações à contrabordo dos navios; a prevenção e o combate a incêndios; o credenciamento de empresas, pessoas e veículos que acessam o Porto; o desenvolvimento de ações de inteligência, com uso de aeronaves remotamente pilotadas (drones); o policiamento ostensivo de todo o complexo portuário.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras.

O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES