Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 23 de agosto de 2022

0

FORÇA TAREFA APREENDE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS


A droga estava oculta no casco de um navio graneleiro

Na madrugada da última quarta-feira (17), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Polícia Federa (PF), o Comando de Operações Especiais da Polícia Militar de São Paulo (COE-PMESP) e a Marinha do Brasil (MB), com o apoio da Guarda Portuária (GPort), o trabalho de localização e apreensão de 95,83 kg de cocaína ocultos no casco de um navio no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

 

A composição dessa Força Tarefa teve início ainda na tarde do dia anterior (16), quando a RRB e a PF realizavam duas apreensões de cocaína, em um terminal localizado no Porto de Santos. A droga foi encontrada em dois carregamentos, que tinham como destino o Porto de Vado Ligure, na Itália (561 kg), e o Porto de Hamburgo, na Alemanha (872 kg), totalizando 1.433 kg.

Ventania motivou a inspeção

Um navio contendo granel sólido destinado à Itália seguia sua rota, quando precisou ancorar, desde o início de agosto, na região de fundeio do Porto de Santos, devido as avarias consequentes da ventania que atingiu a região.

A ocorrência marítima motivou a inspeção na embarcação. Além disso, a Polícia Federal já havia recebido informações sobre possível tráfico de drogas no navio.

A força-tarefa se dirigiu até o local de fundeio e, verificando a impossibilidade de fazer mergulhos seguros naquele local, escoltou o navio até a sua atracação no porto.

Durante a inspeção, as equipes encontraram a droga escondida no casco. Os policiais retiraram 64 tabletes de cocaína do sea chest, um compartimento que fica no casco do navio, abaixo da linha de flutuação. Ele é destinado ao suprimento de água do mar para resfriamento e outras funções. Esse compartimento só pode ser acessado por mergulhadores.

A droga foi formalmente apreendida pela Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES