Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

0

AGENTES DE SEGURANÇA DE BELÉM CONCLUEM CURSO DE CÃES DE FARO DE ARMA E ENTORPECENTES

 

Participaram agentes da Guarda Municipal (GM), da Guarda Portuária (GPort), da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), da Polícia Penal (PP), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB).

O Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) da Guarda Municipal de Belém (GMB), concluiu no dia 13, o 1° Curso de Cães de Faro de Arma e Entorpecentes.

A cerimônia de encerramento reuniu todos os participantes do curso e familiares. Os três primeiros colocados receberam certificados e troféus das mãos do chefe de Gabinete, inspetor Regivaldo Velasco.

Também participaram do evento os inspetores e coordenadores dos grupamentos de Ações Táticas (GAT) e ATAC, Eder Melo e José Pereira Júnior, respectivamente; a subcoordenadora do Núcleo da Atenção à Guarda Feminina, inspetora Alcione Assunção; e o coordenador do curso, guarda municipal Edilberto de Souza.

Capacitação

O curso foi realizado em 26 dias e contou com a participação de agentes da Guarda Municipal (GM); de Belém e do município de Marituba, da Guarda Portuária (GPort), da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), da Polícia Penal (PP), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB).

Eram dezoito participantes, mas apenas doze concluíram o curso

O objetivo da capacitação foi habilitar e especializar os agentes de segurança a dominarem a técnica de condução e emprego de cães de faro, para localização de armas e entorpecentes durante o serviço.

Segundo o comandante do ATAC e coordenador geral do curso, José Pereira Júnior, “a realização do curso foi a concretização de um sonho do Grupamento, mas que só foi possível por causa da gestão atual, que abraçou e acreditou no Grupamento de Ações Táticas com Cães e na parceria com as forças de segurança e outras organizações, públicas e privadas”.

Treinamento com o Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil

1ª colocada

A guarda municipal Mônica Quintal foi a única mulher, dentre 12 agentes de segurança, concluinte do I Curso de Cães de Faro de Arma e Entorpecentes, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), destinado a agentes de segurança municipais, estaduais e federais.

Guarda municipal Mônica Quintal, 1ª colocada

Ela informou que foi preciso muita persistência para concluir o curso e ainda finalizá-lo como a primeira da turma. “É gratificante ter ficado em primeiro lugar. Espero que sirva de motivação para outras colegas”, comentou a GM Mônica.

Guarda Portuário

O guarda portuário Amarildo da Silva Ribeiro Junior, foi o único integrante da Guarda Portuária (GPort) a participar do curso.

Guarda portuário Amarildo da Silva Ribeiro Junior, único integrante da Guarda Portuária (GPort)

“Eu me senti muito honrado em ser indicado pela chefia para participar. O curso foi um dos melhores do que eu já participei, houve muito conteúdo, com aulas teóricas e práticas. Os instrutores foram de alto nível, teve instrutores da GMB, do BAC – Batalhão de Ações com cães da Polícia Militar, treinamento com o grupamento dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil, com o instrutor Mauro, do Canil Von North e com o sargento Dorimário, do BOP e com o instrutor Vilhena da GMB. O curso não foi fácil, e não envolvia apenas a atividade de canil, envolveu também o preparo psicológico, tanto que eram dezoito participantes, mas apenas doze concluíram. O mais importante foi a integração de vários integrantes das forças de segurança integrantes do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública”, disse Amarildo.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.