Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

0

PORTO DE SUAPE INAUGURA NOVA TORRE DE CONTROLE

 

Equipamento mescla inovação, sustentabilidade e tecnologia, favorecendo o controle de tráfego marítimo e às operações portuárias

O Porto de Suape, localizado entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco, inaugurou na última segunda-feira (31/10), uma nova torre de controle, equipamento fundamental para a gestão das operações de tráfego marítimo do atracadouro pernambucano.

A nova edificação, nomeada Torre de Controle Governador Eduardo Campos, está localizada no mesmo lugar da antiga torre, demolida por problemas estruturais.

Também foi entregue o novo Prédio de Autoridade Portuária (PAP), local onde se concentra diversos órgãos anuentes, como a Polícia Federal (PF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Ministério da Agricultura, a representação local da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e Sindicato dos Agentes de Navegação.

“A entrega reforça o nosso compromisso com o bem-estar dos colaboradores que fazem parte da rotina da gestão portuária, trazendo mais agilidade e automação às atividades. Essa é mais uma importante obra das várias que estão sendo tocadas, para requalificação do atracadouro. São intervenções essenciais para o bom funcionamento da máquina portuária. Tudo isso está sendo feito aliado a planos estratégicos baseados nas metodologias de inovação. Entre os projetos em andamento estão a restauração estrutural do molhe que protege o porto externo, recuperação do Píer de Granéis Líquidos (PGL-2), das vias portuárias (drenagem e pavimentação),  nivelamento do fundo do mar, entre outras”, afirmou o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.

A nova torre de controle funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano e por ela passam embarcações provenientes do mundo inteiro. O equipamento comporta 26 profissionais que trabalham em regime de plantão no gerenciamento das embarcações pelas águas de Suape.

Localizada entre os portos interno e externo, o prédio foi projetado para ter maior sustentação e durabilidade, trazendo como característica principal a estrutura, erguida em aço e contêineres, garantindo mais segurança e conforto a todos os colaboradores que trabalham no controle de tráfego. O material utilizado é mais resistente à maresia e às intempéries.

Aço e Contêineres

“Optamos por trabalhar com aço e contêineres pela maior durabilidade desses materiais. São produtos em que a composição tem cobre, o que melhora suas propriedades anticorrosivas, mostrando-se mais eficientes do que uma estrutura de concreto, por exemplo. A ideia ornou muito bem com a proposta, pois é coerente usarmos um contêiner marítimo em um ambiente portuário”, explicou o diretor de Engenharia de Suape, Cláudio Menna Barreto.

A nova construção é um projeto arrojado e dará maior celeridade ao trabalho desenvolvido pela equipe lotada na torre de controle. A estrutura tem 269,40 metros quadrados de área, com três pavimentos, divididos em sala de controle de tráfego (com ampla vista para o mar e telões de supervisão das embarcações), terraço para contemplação do porto, além de salas de coordenação, de administrativa e de praticagem; estacionamento, copa, vestiários, banheiros, salas de convivência dos funcionários, de arquivo e de tecnologia da informação; depósito e guarita.

PAP

O novo Prédio da Autoridade Portuária (PAP) fica situado na área do Porto Organizado, próximo ao Cais 5. A edificação passou por melhorias de estrutura, como nova rede elétrica e hidráulica, novo sistema de dados de voz e novo sistema de refrigeração, além de novo revestimento e revitalização da fachada.

Sistema Operacional dos Terminais (TOS)

Em adição às melhorias na infraestrutura portuária, as operações de controle de tráfego já contam com uma nova realidade na área tecnológica: a implantação do Sistema Operacional dos Terminais (TOS, sigla em inglês), projeto desenvolvido pela estatal em parceria com a CESAR School, que integra todos os processos operacionais no porto e aumenta a produtividade e o controle sobre o tráfego marítimo. “Dados das embarcações e das viagens dos navios que atracam em Suape já são inseridos diretamente no TOS, evitando equívocos humanos e reduzindo a quantidade de trabalho para os controladores de tráfego marítimo”, explica o diretor de Gestão Portuária, Francisco Martins.

Aplicativo

Além disso, os operadores portuários contam com um aplicativo do Porto de Suape para dinamizar ainda mais as informações sobre o tráfego marítimo. A ferramenta, lançada em janeiro deste ano, reúne informações sobre as operações portuárias em tempo real, projetos socioambientais, informações sobre as empresas instaladas no território, notícias do atracadouro e uma gama de outros elementos disponíveis no site oficial. O app é gratuito e está disponível nas lojas digitais para todos os usuários que tenham interesse em conhecer mais sobre o Porto de Suape.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.