Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

0

PORTO DE CABEDELO REALIZA MAIS UM SIMULADO DE EMERGÊNCIA

 

A ação foi retomada em 2022 e faz parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic)

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) realizou no dia 22/11, mais um exercício de emergência no Porto de Cabedelo. A ação foi retomada em 2022 e faz parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic). Nesta edição o exercício simulou um incêndio próximo ao Armazém 04, na área primária do Porto de Cabedelo.

“Mais uma vez comprovamos que o Porto, as forças de segurança e todos os entes envolvidos estão prontos para uma resposta rápida e eficiente, reduzindo os danos e eventuais consequências. Nossa palavra é de agradecimento por todos que se envolveram direta ou indiretamente em mais esse exercício”, afirma a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.

O último simulado foi realizado em 2019, antes do cenário de pandemia. Em 2022 os encontros do Pamcic foram retomados, para continuar o processo de treinamento e capacitação de todos que se relacionam com o Porto de Cabedelo, inclusive a população que mora no entorno.

A meta, de acordo com o setor de Segurança do Trabalho, é manter um cronograma regular não só de reuniões do Pamcic, como também retomar a realização anual do simulado de emergência.

Segundo a Docas-PB, o Pamcic ficou inativo por um longo período e foi reativado em 2017, quando simulou o transbordamento de um tanque de combustível. Em 2018, com o apoio da Capitania dos Portos da Paraíba, foi simulado o derramamento de combustível na região do cais. Já em 2019, o exercício simulou uma colisão entre dois caminhões e um veículo de pequeno porte, com derramamento de combustível, resgate a vítimas e princípio de incêndio.

Neste ano houve a atuação direta dos brigadistas do Porto de Cabedelo, que foram formados no curso de Brigada de Incêndio, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e foram os primeiros a combater o foco de incêndio e fazer os primeiros atendimentos as vítimas, até a chegada do SAMU e o Corpo de Bombeiros.

Pelo menos 18 órgãos, empresas ou entidades participaram do simulado de forma direta ou indireta: Companhia Docas da Paraíba; Corpo de Bombeiros Militar; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Capitania dos Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Defesa Civil do Estado e do Município de Cabedelo, Secretaria de Saúde do Município de Cabedelo, SAMU, Guarda Municipal de Cabedelo, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Nordeste Logística I, Fundação Fortaleza Santa Catarina, Terminal de Abastecimento de Combustível de Cabedelo-TECAB, Transporte e Operações Portuárias – Top Log, Oxbow, Marajó Transportes.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.