Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 14 de março de 2023

0

PORTO DE ITAJAÍ REALIZA SIMULADO DE EVACUAÇÃO E EMERGÊNCIA

 

Objetivo é manter as equipes preparadas e integradas para atender eventuais situações de emergência

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança de Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), promoveu durante os dias 27 de fevereiro e 02 de março, o Curso de Treinamento da Brigada de Incêndio e Emergência.

Com encerramento na sexta-feira, 03, o curso promoveu um simulado de evacuação e emergência, com a participação dos servidores e colaboradores da Autoridade Portuária (SPI), e, contou com a presença de efetivos da Base de Emergência Ambipar/Dracares, Corpo de Bombeiros e Anjos da Vida. 

O curso ocorreu em períodos matutino e vespertino no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, incluindo aulas teóricas, práticas e simulados de emergência. O curso acontece anualmente com objetivo de atualizar as práticas de atendimento em situações de urgência e emergência.

"A prática é essencial em qualquer ação, principalmente no atendimento à emergência. Existem protocolos apropriados para vários tipos cenários de emergência desde uma queda de homem ao rio, ao mar, vazamento de óleo, incêndio e explosão. Nós temos equipes contratadas através da base de emergência para atender também essas ações. Temos uma ambulância Anjos da Vida, que ficam vinte e quatro horas por dia à disposição, porém a ambulância poderá estar em atendimento, poderá estar levando alguém ao hospital e uma emergência a necessidade de uma atuação muito rápida e com uma prática apropriada. Esse é o nosso objetivo do simulado, fazer a reciclagem, ou seja, relembrar as situações de aprendizado e também treinar as equipes para dar aquela assistência inicial de primeiros socorros", esclarece José Luís Carpes, Agente de Autoridade Portuária.

A empresa M7G GROUP Segurança do Trabalho e Treinamentos, é a responsável por ministrar o curso. O instrutor Júlio César, explica a importância da temática abordada:

"Prestamos serviços para Dracares, que está vinculada e presta serviços ao Porto de Itajaí. Através da brigada, acontece a preparação para se ocorrer alguma ocorrência, algum desastre, as pessoas estejam preparadas para atuar em casos extremos de emergência", comenta Júlio.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a realização anual do curso é de extrema importância por criar o efeito de relembrar as situações de aprendizado e capacitar as equipes para a assistência inicial de primeiros socorros:

“O objetivo do simulado é manter as equipes preparadas e integradas para que em situações de emergência, aconteça total integração dos participantes através de organização e preparação adequada dos envolvidos. Até o momento não tivemos grandes situações de emergência para serem solucionadas, mas é necessário estarmos preparados para qualquer tipo de ocorrência”, informa Fábio.

A semana de treinamentos acontece anualmente, e mostra o compromisso da Superintendência do Porto de Itajaí com a segurança de seus servidores e todas as pessoas que podem ser impactadas por possíveis acidentes na área portuária.

"Estamos fazendo treinamentos da formação e da reciclagem da brigada de incêndio no porto de Itajaí e coordenando o abandono. O objetivo principal é treinar todas as pessoas que estão dentro da planta para um melhor atendimento em caso de emergência e fazer simulados, para que consigamos aferir, em tempo, resposta e capacidade técnica de todas as equipes e, assim, ter uma melhoria contínua", informa o Coordenador de Brigada de Incêndio e bombeiro civil mestre, Marlon Ney.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.