Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 27 de agosto de 2023

0

POLÍCIA FEDERAL APREENDE COCAÍNA LOCALIZADA EM CASCO DE NAVIO NO PORTO DE SANTOS

 

Ação foi conjunta com o Grupamento de Mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) e apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Guarda Portuária (GPort)

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Grupamento de Mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) e apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Guarda Portuária (GPort), realizou na última quarta-feira (23), apreendeu seis pacotes contendo 247,65 kg de cocaína, que estavam escondidos no casco do navio mercante “Paris Trader”,  no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Após suspeita de “contaminação”, termo utilizado para identificar embarcação alvo de fixação de drogas no casco, agentes da PF solicitaram o apoio do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste que, com o emprego de seu Grupo de Mergulho, encontrou os pacotes com drogas abaixo da linha d’água do navio.

A droga estava acondicionada em seis pacotes escondidos no “sea chest” do navio, compartimento situado abaixo do nível da água, utilizado para captação de água do mar para resfriamento das máquinas da embarcação, sendo necessária a participação de mergulhadores da Marinha do Brasil para a o sucesso da operação.

O Delegado da Polícia Federal em Santos, Edson Patrício, explica que o navio foi selecionado para inspeção a partir de informações da inteligência policial. “Consideramos, especialmente, a rota deles, que é crítica, com destino ao Marrocos, carregando açúcar, então, o selecionamos para inspeção com apoio de mergulhadores da Marinha do Brasil”.

O delegado informou, ainda, que o entorpecente apreendido será periciado na Delegacia de Polícia Federal em Santos, e que será instaurado inquérito policial para identificar os autores do crime.

“Tal operação demonstra a relevância da atividade interagências, por meio da cooperação entre os órgãos governamentais, em cumprimento às atribuições subsidiárias da Força Naval”, destacou o Chefe do Estado-Maior do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, Capitão de Corveta Bernardo Dias de Souza.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.