Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 8 de agosto de 2023

0

PORTO DO RIO REALIZA EXERCÍCIOS SIMULADOS DO PLANO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA

 

O objetivo desses exercícios foi treinar as equipes da Guarda Portuária (GPort)

A empresa pública PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos públicos do estado do Rio de Janeiro realizou, nos dias 25 e 26 de julho, exercícios simulados conforme o cronograma anual do Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto do Rio de Janeiro.

O objetivo desses exercícios foi treinar as equipes das Superintendências da Guarda Portuária (SUPGUA), de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói (SUPRIO), de Sustentabilidade do Negócio (SUPSUN) e de Engenharia (SUPENG), além de aprimorar a interação entre as diversas áreas para um melhor atendimento em emergências.

No primeiro dia, foi explorado o cenário de segurança patrimonial do PCE. A situação simulada foi a atuação para atos suspeitos, com abordagem de pessoas suspeitas e plano de evacuação da área.

Já no segundo dia, foi explorado o cenário de incêndio. Neste caso, a situação simulada envolveu emergência elétrica no gerador de energia do prédio da GPort no Porto do Rio de Janeiro.

Durante os exercícios simulados, foram avaliados o fluxo de comunicação e as ações dos envolvidos, visando otimizar o tempo de resposta às emergências, de acordo com o previsto no PCE, que é coordenado pela SUPSUN e pela Gerência de Riscos de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GERIQS).

Para atingir os objetivos, foram utilizados instrumentos, equipamentos e pessoal necessários à realização dos simulados, tais como: Sala de crise multidisciplinar no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP); Telecomunicações; Inteligência; Equipes da SUPRIO, SUPGUA, SUPSUN e SUPENG em campo; Brigada de Incêndio do Porto do Rio de Janeiro; Extintores e mangueira de incêndio; Câmeras de monitoramento; e Coordenação.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.