Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 581 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE ITAPOÁ

 

O contêiner com a droga faria transbordo no Porto de Tanger, em Marrocos, com destino final no Porto de  Antuérpia, na Bélgica

A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu, na manhã da terça-feira (30/1), 581 kg de cocaína no Porto de Itapoá, no litoral de Santa Catarina.

A droga foi encontrada em um contêiner em meio a uma carga de ácido fosfonometil iminodiacético, matéria-prima utilizada na produção de defensivos agrícolas como o glifosato, em contêiner que seria embarcado em navio com transbordo no Porto de Tanger, em Marrocos, com destino final no Porto de Antuérpia, na Bélgica.  

Os contêineres foram selecionados para fiscalização por critérios de análise de risco e submetidos à inspeção da equipe de cães de faro da RFB, que indicou a presença dos fardos de cocaína em meio à carga de produtos químicos. O Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM-PF) foi acionado para acompanhar a abertura do contêiner.

O método que os traficantes tentavam utilizar para enviar a droga é conhecido como “rip-on/rip-off”, quando os lacres de um contêiner contendo mercadoria lícita são violados e a droga é inserida, sem que, em princípio, o exportador da carga tenha conhecimento do fato.

Trata-se da primeira grande carga de cocaína apreendida pela PF, neste ano, em Santa Catarina. Essa apreensão se deu durante uma ação de fiscalização conjunta realizada pela Polícia Federal e Receita Federal.

O entorpecente apreendido foi encaminhado para à sede da Polícia Federal, que proseguirá com as investigações para identificar os envolvidos.

Essa foi a primeira apreensão de cocaína realizada pela RFB no Porto Itapoá em 2024. No ano passado, foram apreendidos 424,50 kg da droga em três operações distintas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.