Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 26 de março de 2024

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA


As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho

A Autoridade Portuária de Santos (APS), estatal responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, publicou ontem, segunda-feira (25/03), o Edital abertura de concurso público para 67 vagas para o cargo de guarda portuário.

Inscrições

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio, diretamente no site da banca organizadora, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência – PCD (04 vagas) e aos candidatos negros (20%-14 vagas).

Salários e Benefícios

Os salários são de R$ 2.883,55. A jornada de trabalho é de 36 horas semanais (turno ininterrupto de 6h). A APS oferece, entre outros benefícios, vale-refeição/alimentação de R$ 1.334,95, adicional por tempo de serviço, planos de saúde e previdência privada (ambos com 50% de participação da empresa), auxílio-creche para filhos até seis anos e para filho portador de deficiência (sem idade limite) e seguro de vida em grupo.

Sobre as horas efetivamente trabalhadas haverá o acréscimo de 40% a título de Adicional de Riscos, conforme legislação aplicável. Sobre as horas trabalhadas no período noturno (19h às 7h) haverá o acréscimo de 50%, a título de Adicional Noturno, incidente, exclusivamente, sobre o valor do salário-hora básico diurno, nos termos do parágrafo 1º do artigo 4º da Lei nº 4860/65 e do Acordo Coletivo de Trabalho vigente.

Taxa de Inscrição

Taxa de inscrição é de 75 reais. Há isenção para pessoas de famílias inscritas no CadÚnico e doadores de medula óssea (ambas as isenções deverão ser solicitadas entre os dias 1 e 2 de abril, exclusivamente pela internet no site www.vunesp.com.br. A data prevista para a prova é 23 de junho próximo.

Locais de Trabalho

Os locais de trabalho estão distribuídos em três cidades, sendo Santos/SP, Guarujá/SP e Bertioga/SP e demais áreas que venham a ser abrangidas pela poligonal do Porto de Santos. Os empregados admitidos poderão laborar em qualquer dessas cidades a critério da empresa, mediante escala de trabalho.

Provas

A prova objetiva, consistente de Conhecimentos Gerais de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico- matemático, Noções de Informática, Noções de Inglês e Conhecimentos Específicos será realizada nas cidades de Santos/SP e Bertioga/SP.

O teste de aptidão física e avaliação psicológica serão realizados apenas na cidade de Santos/SP.

Posteriormente os candidatos passarão pelo curso de formação, que visa verificar a aptidão do candidato no exercício das atividades de Guarda Portuário, bem como verificar a aptidão para o manuseio de arma de fogo e análise de vida pregressa, que visa avaliar a vida pregressa e social do candidato, com o intuito de confirmar que se trata de uma pessoa de conduta ilibada. Ambas as etapas são de caráter eliminatório.

Por ocasião da admissão, além dos documentos de praxe, o candidato aprovado deverá apresentar Carteira Nacional de Habilitação – Categoria B.

Último concurso foi há 13 anos

Há 13 anos que a APS não faz um concurso amplo para fazer frente à sua crescente necessidade de pessoal, uma vez que, nos últimos anos, ocorreram demissões e planos de desligamento voluntário, que resultaram na perda de mais de 300 funcionários.

Comissionados – A APS tem hoje 820 funcionários, sendo 30 comissionados, que representam 3,6% do total, ocupantes de cargos de livre provimento. Os comissionados, para serem contratados pela APS, devem se submeter aos rígidos critérios do Plano de Cargos Comissionados e Funções de Confiança da Companhia.

Os indicados, além dos requisitos de escolaridade, devem comprovar documentalmente períodos mínimos de experiência nas funções que pretendem exercer. Assim, os superintendentes devem comprovar oito anos de experiência; os assessores de diretor, cinco anos; os gerentes, cinco anos e secretárias(os) de diretoria, três anos de experiência e registro da profissão.

Os indicados devem se submeter a todos os padrões de compliance e transparência, apresentando farta documentação, certidões negativas e fornecer todas as informações sobre bens e Imposto de Renda. Já os diretores, além destas informações, são avaliados diretamente pelos órgãos de controle do Governo Federal antes de terem direito a assumir as quatro diretorias e a Diretoria da Presidência. Os dados dos comissionados estão disponíveis no site da APS.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.