Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 15 de abril de 2024

0

NARCOTRAFICANTE SÉRVIO PROCURADO PELA INTERPOL É ENTREGUE À POLÍCIA FEDERAL


Zarko Pilipovic, apontado como integrante da máfia dos balcãs, utilizava o Porto de Santos para enviar cocaína para a Europa

O sérvio Zarko Pilipovic foi extraditado da Bolívia para o Brasil. Ele é apontado como membro de uma máfia envolvida com o tráfico internacional de drogas e, segundo as investigações, com ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O ministro do Governo da Bolívia, Eduardo del Castillo, divulgou em redes sociais que a prisão do sérvio e sua extradição representam uma atuação direta das autoridades contra o tráfico internacional de drogas.

Participaram efetivos de Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN) y los Diablos Rojos de Bolivia e da Polícia Federal do Brasil.

Extradição

O governo boliviano fez a extradição dele no dia 29 de março, mas o caso só foi divulgado muito depois por questões de segurança.

O estrangeiro foi retirado da prisão de Palmasola, em Santa Cruz, de onde foi transferido para Puerto Quijarro, na fronteira com o Brasil, num helicóptero Red Devils.

Foto: Divulgação do Ministério do Governo da Bolívia

Um dos homens mais procurados pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), Zarko Pilipovic, foi entregue na linha internacional que delimita os dois países ao meio-dia, na fronteira com Corumbá, município situado a 428 quilômetros de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul (MS).

A Polícia Federal recebeu o preso no Posto Esdras, da Receita Federal do Brasil (RFB), em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, após passar pelo setor de Migração, no Posto Fronteiriço, do lado boliviano, com um forte esquema de segurança.

Foto: Reprodução Diário Corumbaense

De Corumbá ele foi levado para Campo Grande. Não há mais detalhes sobre a transferência dele para a Albânia, conforme afirmou o ministro da Bolívia.

Cartel do Balcãs

De acordo com o ministro do Governo Boliviano, Eduardo del Castillo, Zarko pertencia a uma máfia internacional que tem ligações diretas com o PCC (Primeiro Comando da Capital), conforme noticiou através das suas redes sociais.

“A população boliviana foi informada da transferência e expulsão do cidadão de nacionalidade sérvia, Zarko Pilipovic, para a Albânia, através de coordenação de autoridades do Brasil. Este homem possui selo vermelho da Interpol, reivindicado pela Albânia, e tinha a identidade falsa de Leonardo Barsad da Rocha", relatou Del Castillo.

O investigado era procurado por diversas autoridades internacionais e estava com alerta vermelho da Interpol para ser capturado, e estaria envolvido no envio de cocaína para a Europa por meio do Cartel dos Balcãs.

Capturado na Bolívia

O ministro do Governo boliviano divulgou nas redes sociais que o criminoso foi preso em San Rafael de Velasco, no departamento de Santa Cruz de la Sierra, marco zero do tráfico de cocaína na Bolívia, junto com o narcotraficante Lourival Máximo da Fonseca, conhecido como “a baleia do narcotráfico”, que em fevereiro deste ano foi expulso daquele país, poucos dias após sua captura e entregue às autoridades brasileiras.

O ministro da Bolívia também informou que o narcotraficante, na tentativa de fugir da prisão, vinha usando o nome falso de Leonardo Barsad da Rocha.

No ano passado, investigações da polícia boliviana apontaram para um forte esquema de tráfico de drogas naquele município, principalmente cocaína. A região era usada tanto como entreposto de armazenamento, como de transporte aéreo para o tráfico internacional.

Segundo os antecedentes, o sérvio foi detido pela Força Especial de Combate ao Narcotráfico (Felcn), em fevereiro, durante uma operação realizada na cidade de San Ignacio de Velasco, onde foi capturado junto com outros seis criminosos, incluindo o traficante de drogas Lourival Máximo da Fonseca, chamado de “baleia do tráfico de drogas”.

O grupo com o qual Pilipovic foi preso era investigado após um caso de assassinato de duas pessoas. Quando perseguidos, eles se refugiaram em uma propriedade privada em San Ignacio de Velasco, quando o promotor e os policiais invadiram o local. Uma vez preso, um juiz determinou sua prisão preventiva no presídio de Palmasola, onde permaneceu até hoje.

Naquela ocasião, o sérvio não foi devidamente identificado, pois portava documentos falsificados de um cidadão brasileiro, com o nome “Leonardo Bardasson Da Rocha”.

Rota do Tráfico

Lourival Máximo da Fonseca, com quem foi preso, é considerado um dos grandes dominadores da Rota Caipirá, que leva cocaína para a região de São Paulo através atravessando o Brasil.

Ele já foi processado no Brasil por administrar carregamentos de cocaína no Porto de Santos, para o qual utilizava barcos menores que aproximavam a droga dos navios cargueiros. Em 2021 ele aparecia na lista dos bandidos mais procurados do país.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.