Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

0

PEC DA SEGURANÇA: GUARDA PORTUÁRIA PEDE PARA SE TORNAR FORÇA OSTENSIVA


Solicitação, encaminhada ao Ministério da Justiça, é assinada pela Federação Nacional dos Portuários - FNP

A proposta para transformar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Polícia Ostensiva Federal fez com que a Guarda Portuária (GPort) solicitasse a própria inclusão na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

O pedido enviado ao Ministério da Justiça é assinado pela Federação Nacional dos Portuários - FNP.

Argumentos

No documento, os representantes da GPort afirmam que há um efetivo de cerca de 1.300 agentes que atuam em portos subordinados às Autoridades Portuárias, administradoras dos locais.

A federação ainda pede a inclusão como polícia ostensiva justificando que, pela lei de 2018, a Guarda Portuária compõe o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Os guardas portuários dizem que as funções da força “transcendem as de uma mera vigilância patrimonial e correspondem, na verdade, no exercício indelegável do poder de polícia nos portos brasileiros”.

PRF e PF

Até o momento, a PEC prevê a transformação apenas da PRF e ainda expande as atribuições da Polícia Federal (PF).

As associações e federações da PF já se manifestaram contra o texto. Já a PRF vê que a mudanças das atribuições na Constituição deve trazer segurança jurídica aos policiais rodoviários.

Autor/Fonte: Gabriela Prado – CNN - Brasília


* Esclarecemos que a apublicação é de inteira responsabilidade do autor e e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES