Postagem em destaque

OPERAÇÃO INTERAGÊNCIA LOCALIZA CERCA DE 100 KG DE COCAÍNA EM CASCO DE NAVIO NO PORTO DE SANTOS

Operação interagências envolveu a Polícia Federal (PF), Marinha do Brasil (MB) e Guarda Portuária (GPort) Na manhã da última sexta-feira (...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

0

OPERAÇÃO COORDENADA PELA INTERPOL RESULTA NA PRISÃO DE 85 FUGITIVOS


Em Portugal, as autoridades prenderam um brasileiro, desmantelando um importante corredor de tráfico de cocaína entre o Brasil e a Europa

Uma operação internacional de captura de fugitivos coordenada pela INTERPOL na América Latina, Caribe e Europa, resultou na prisão de 85 pessoas procuradas internacionalmente inseridos nos “Alertas Vermelhos” da organização e na localização de outras 18, com novas prisões previstas conforme as investigações prosseguem.

A investigação de seis meses, realizada entre junho e novembro, reuniu agentes de 17 países para compartilhar informações em tempo real e focar em 184 casos de alta prioridade.

A operação foi conduzida com o apoio da INTERPOL ao EL PACCTO 2.0, uma iniciativa que busca estabelecer uma rede internacional permanente de investigadores de fugitivos. O projeto é financiado pela União Europeia (Direção-Geral de Parcerias Internacionais).

A iniciativa possibilita investigações conjuntas por meio da cooperação policial inter-regional e da troca padronizada de informações sobre alguns dos suspeitos mais procurados do mundo.

Alvos prioritários de fugitivos

Entre junho e novembro, a unidade de Apoio à Investigação de Fugitivos da INTERPOL e os países participantes reuniram-se em El Salvador e no Equador para identificar os fugitivos mais perigosos procurados por crimes violentos ou ligações com o crime organizado transnacional.

Entre os detidos, 19 eram procurados por homicídio, 29 por tráfico de drogas, 28 por crimes contra crianças e sete por estupro. Outros foram detidos por tráfico de pessoas, lavagem de dinheiro e outros crimes ligados a organizações criminosas.

Destaques operacionais:

- Na Espanha, Lissette Ysabel Rojas Guevara, uma das criminosas mais procuradas do Chile, e supostamente ligada ao grupo criminoso organizado Tren de Aragua, foi detida em conexão com um esquema de fraude com criptomoedas no valor de US$ 150 milhões, usado para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e extorsão no Chile, Colômbia, Venezuela e Península Ibérica.

- Em Portugal, as autoridades prenderam o brasileiro Daniel Zago, supostamente ligado ao grupo criminoso organizado Primeiro Comando da Capital (PCC), desmantelando um importante corredor de tráfico de cocaína entre o Brasil e a Europa.

- Nos Emirados Árabes Unidos, o albanês Dritan Gjika foi preso por supostos carregamentos de cocaína provenientes do Equador, disfarçados de exportação de bananas.

- No Equador, o fugitivo lituano L.G., procurado pelas autoridades por tráfico de drogas, foi detido após uma operação conjunta entre a polícia local e a Unidade de Apoio à Investigação de Fugitivos da INTERPOL.

- No Chile, as autoridades prenderam nove fugitivos após a adesão da INTERPOL ao projeto EL PACCTO 2.0 em junho de 2025 — incluindo quatro cidadãos chilenos procurados internamente e cinco procurados por outros países.

Após uma ação coordenada entre as regiões envolvidas, as forças de segurança visaram a gangue criminosa internacional MS-13, facções do crime organizado albanês e a rede criminosa armada dos Comandos de las Fronteras.

Entre junho e dezembro de 2025, quatro fugitivos ligados ao Tren de Aragua foram presos na Colômbia e na Espanha. Espera-se que novas prisões ocorram conforme as investigações prosseguem.

Interpol

Como parte do seu apoio ao EL PACCTO, a INTERPOL também apoia as forças policiais na análise de crimes cibernéticos, no compartilhamento de dados forenses e nas comunicações transfronteiriças seguras por meio do seu sistema I-24/7.

A primeira fase do apoio da INTERPOL ao projeto EL PACCTO (2018–2022) resultou em 150 prisões e na localização de vários fugitivos na América Latina e no Caribe.

Desde o início da segunda fase, em 2024, foram realizadas 170 prisões e confirmadas a localização de 50 suspeitos, totalizando 357 indivíduos visados.

Países participantes na operação de 2025: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, França, Itália, Jamaica, Panamá, Peru, Portugal e Espanha.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES