Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

2

GUARDA PORTUÁRIA FORMA CONDUTORES DE EMBARCAÇÃO



Guardas portuário Pazotto, Ferrinho e Baraúna
A Guarda Portuária do Porto de Santos formou no dia 30 de agosto, uma nova turma de ECSP – Curso Especial para Condutores de Embarcações de Estado no Serviço Público, para poderem atuar no seu patrulhamento marítimo.

O curso tem como objetivo capacitar o aluno para patroar embarcações de órgãos públicos, dentro dos limites da navegação interior. Manobras de Embarcações II, Navegação, Navegação Eletrônica e Comunicações são algumas matérias ministradas.

As embarcações pertencentes a órgãos públicos devem estar registradas na Capitania dos Portos e seus tripulantes e condutores devidamente habilitados, de acordo com a categoria da embarcação. Para embarcações particulares é necessária a credencial de Amador.

O curso, com carga horária de 52 horas, foi realizado de 19 a 30 de agosto, e contou com a participação 14 bombeiros, 04 policiais ambientais, 02 integrantes do COE, 01 policial civil, 01 integrante do Instituto Florestal, 02 integrantes do Exército, 01 integrante da Alfândega, 02 policiais federais, 02 funcionários da Universidade de São Paulo (USP), 02 integrantes da Defesa Civil da cidade de Bertioga e 03 guardas portuários, totalizando um total de 33 formandos.

A solenidade de formatura foi realizada no Forte dos Andradas, no Guarujá. Estiveram presentes 123 pessoas, entre formandos, familiares e autoridades.

Os participantes aprovados receberam uma carteira de habilitação, expedida pela Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, conforme modelo estabelecido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e o Certificado de Conclusão de Curso, modelo DPC-1034.

A Composição da Mesa:

 - Tenente Cel. PM NOCETTI – Cm.t do GBMar;

 - Tenente Cel. PM PINHO – Cmt. da Polícia Ambiental;

 - Capitão de Corveta ROQUE - Chefe do Ensino Profissional Marítimo da Capitânia dos Portos do Estado de São Paulo;

- Dr. Orlandini - Prefeito de Bertioga;

- General Guido Amin – Cmt. da 1º Brigada Anti Aérea do Exército Brasileiro

Guardas portuários formados:

1 - Adriano Gomes Barauna

2 - Carlos Alberto Pazotto Filho

3 - Leandro Matias Ferrinho

Guardas portuários formados no Curso Especial para Tripulantes de embarcação de Estado no serviço Público (ETSP) e no Curso Especial para Condução de Embarcação de Estado no serviço Público (ECSP):




2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Total

ETSP

03

0

15

0

04

0

08

08

38

ECSP

03

0

0

0

0

0

0

07

10

TOTAL

06

0

15

0

04

0

08

12

48


Fonte: Marinha do Brasil e Unidade de Ensino da Guarda Portuária de Santos

2 comentários:

  1. Parabéns aos formandos.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na margem esquerda não tivemos conhecimento desse curso, será que haverá a oportunidade para todos?

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.