Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 17 de março de 2014

0

JUSTIÇA ENCONTRA IRREGULARIDADES EM PORTOS DE MANAUS


Irregularidades em relação a segurança e saúde dos trabalhadores foram constatadas pelo órgão durante vistorias (Divulgação/MPT)


Fiscalizações ocorreram em 18 e 19 de fevereiro em três locais. No Porto Chibatão, por exemplo, procuradores consideraram situação 'alarmante' e constataram falta de sinalização, asfalto e manutenção de equipamentos precários e trabalhadores sem registro de carteira.

O Ministério Público do Trabalho (MPT 11ª Região) realizou as fiscalizações em três portos privados de movimentação de cargas em Manaus. Nos três locais, o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), Porto Chibatão e o Superterminais, o órgão inspecionou o cumprimento dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) firmados para garantir condições de saúde e segurança do trabalho. Em todos os portos foram encontradas irregularidades.

As fiscalizações foram realizadas em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM), com os Auditores Fiscais Francisco Edson Ferreira Rebouças e Marcelo Menezes de Souza Lima e quatro procuradores do trabalho.

O primeiro lugar inspecionado foi o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) localizado na Rua Travessa Vivaldo Lima, 25, Centro, Zona Sul de Manaus. Segundo a procuradora do Trabalho Andrea Gondim, as principais irregularidades constatadas estão na escalação de trabalhador e inadequação de vestiários e banheiros.

“Foi constatado o descumprimento da escalação rodiziária, ou seja, existe a preterição e beneficiamento de trabalhador, e escolha de função pelos trabalhadores portuários sem a punição adequada. O grupo móvel encontrou também a existência de banheiros inadequados e vestiários sem estrutura para os trabalhadores”, afirmou a procuradora.

Já no Porto do Chibatão, localizado na Rua Zebu, 201, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul, a situação encontrada pelos procuradores e auditores fiscais do trabalho foi alarmante. Sinalização vertical e horizontal deficiente, asfalto do píer precário ou quase inexistente, trabalhadores sem registro em carteira e falta de manutenção em guindastes e lanças.

De acordo com o auditor fiscal do Trabalho Marcelo Lima, a falta de manutenção das máquinas, põem em risco a vida dos trabalhadores.

“O Porto do Chibatão encontra-se em situação precária. Na parte superior dos guindastes, por exemplo, encontrou-se o acúmulo de uma grande quantidade de óleo nas escadas de acesso dos trabalhadores. Em função da chuva e durante a movimentação da máquina, essa substância se acumula na parte interna e, como não há manutenção preventiva, esse óleo escorre com a movimentação do guindaste, o que gera um risco de queda para os trabalhadores”, explicou o auditor.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deverá ajuizar uma ação civil pública (ACP) para pedir na justiça que o Porto Chibatão cumpra com as normas de segurança previstas, caso o Porto não comprove as correções das irregularidades até o dia da audiência administrativa.

“Como o Chibatão já tinha firmado um Termo de Ajuste de Conduta perante o MPT, nós vamos pedir a execução da multa estipulada nos TAC´s firmados em relação às condutas nele previstas e ainda ajuizar a ACP, cobrando a manutenção nos guindastes, a iluminação noturna e a sinalização das boias salva vidas. Se um trabalhador cair na água à noite, por exemplo, ele não será visto, porque a bóia não tem sinalizador”, justificou Andrea.

Outro Porto fiscalizado foi o Superterminais. Problemas pontuais como banheiros sem água e sem iluminação e em quantidade insuficiente para atender cerca de 80 trabalhadores que estavam fazendo o carregamento e descarregamento em dois navios enquanto aconteceu a fiscalização. Audiências administrativas estão marcadas para esta quinta e sexta-feira onde os procuradores ouvirão os envolvidos e tentarão dar uma solução para os problemas encontrados.

Segundo a assessoria do Porto Chibatão, em vistoria da Comissão Permanente Nacional Portuária, realizadas no Grupo Chibatão, em agosto de 2013, por equipes de até 20 profissionais do órgão, e mais inúmeras fiscalizações do MPT por todo o ano de 2013, nada das ocorrências agora apontadas em fevereiro foram sequer mencionadas ou registradas.

A empresa também informou que não existem colaboradores do Grupo Chibatão sem registro em carteira de trabalho, visto que empresas terceirizadas são contratadas para a execução do serviço e que a ISO (Organização Internacional para Padronização) comprova a qualidade da manutenção dos equipamentos.

Em nota, a assessoria do Porto completou informando que o Grupo Chibatão está investindo R$ 5 milhões em sinalização e asfaltamento especial. Todas as informações serão apresentadas em audiência.


Fonte: Critica.com
Edição: Segurança Portuária Em Foco 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.