No
dia 27 de Março de 2014, o Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro (STSPPERJ)
realizou um ato público em protesto do sucateamento da Guarda Portuária em
razão da omissão e/ou incompetência de seus gestores, o que contou com grande
número de componentes desta categoria.
Atualmente
a GP do Rio de Janeiro vem trabalhando em condições de total descaso. Viaturas
e ônibus em completo abandono onde é comum ter que empurrá-las para que peguem
no tranco. Isso, quando não, tendo que se fazer a rendição em carros particulares
ou, ainda mais absurdo, na caçamba das viaturas, pondo em risco a vida dos
companheiros, em total desrespeito ao Código de Trânsito, passando por vias de
intensa movimentação do Rio de Janeiro, até adentrar no Porto. Mesmo tendo um
setor de viatura e um contrato de manutenção.
Há
mais de três anos, numa licitação para aquisição de uniforme, temos hoje sua
entrega incompleta, faltando diversas peças do uniforme, obrigando os colegas a
adquirirem as peças por meios próprios, devido ao péssimo estado dos atuais
uniformes, o que é completamente irregular, visto que é obrigação da empresa
fornecer tanto os uniformes COMPLETOS, bem como os EPI’s. Mas experimenta dizer
que não tem calçado, por exemplo, se não te obrigam, achando natural você se
virar.
Sede da Guarda
A
Sede da Guarda é um antro de ratos e mosquitos. Em dia de chuva, chove mais
dentro do que fora. Levou anos na promessa de que seria reformada, e por fim,
depois de estar em condições lamentáveis, não reformam, pois agora alegam que
será construída em outro lugar. O que levará mais um par de anos. Agora, mau e
porcamente, a única reforma que ocorreu foi na área em que se aloja a chefia.
Também pudera!
O
que é mais grave talvez, por ser afeto a nossa função, é o porte de arma de
mais de 90% estarem vencido, e mais uma vez, comprometendo seriamente o plano
de segurança do porto, colocando em risco a vida e a atividade dos colegas na
fachada, que por dever de oficio, tem a obrigação de agir, afetando a segurança
do porto por pura incompetência, omissão ou conivência desta Superintendência
em realizar licitações, visto que os portes tem validade previsível e um mínimo
de planejamento poderia ter amenizado tal absurdo.
Ainda
dentro do plano de segurança, voltamos à idade das cavernas onde tudo é feito
de forma manual e “burrocrática” com permissões de papel, sem nenhum outro
instrumento de controle eletrônico, biometria, cancelas, cartão magnético, etc.
Na base do “cara, crachá”. Há vários anos nosso CFTV se encontra desativado. Em
2007 foi inaugurado um sistema eletrônico de cancelas junto com um CFTV que
cobria toda área interna do Porto. Seu funcionamento durou apenas para a visita
da CESPORTOS. Descaso com dinheiro público. Se hoje tivéssemos uma vistoria
certamente o Porto perderia certificação, tamanha é a omissão com a
instituição.
Levamos
para a SEP, na ocasião da Regulamentação, todas essas demandas. Levaremos uma
comissão da Guarda Portuária do Rio de Janeiro para uma reunião específica com
o Ministro, onde externaremos nossas insatisfações e cobrando ações mais
enérgicas com relação aos desmandos e descasos ao qual somos submetidos.
Reiteraremos
as denúncias feitas no Ministério do Trabalho.
Ainda,
estamos enviando uma correspondência ao Consulado dos Estados Unidos e à CONPORTOS
demonstrando a grave violação ao ISPS-CODE.
A
Guarda Portuária do Rio de Janeiro não esta pedindo melhorias no sentido de
avançar em conquistas, as quais seriam justas, mas pede respeito para ter o
mínimo necessário para manutenção e exercício de suas atividades.
E agora Jamil? Esse não era o "cara"? Esse é o maior 171 que conheço, é malandro de escolado.
ResponderExcluirProcurem alguém competente no seio da GUAPOR do rio que certamente terá mais inciativa e desempenho em favor dos GP's. Esse foi um dos maiores mercenários dentre os que passaram pelo porto de Belém.
Vejo que nada mudou...!!! A falta de união dentro da própria Instituição é o maior obstáculo para avançar nas conquistas... Já que não há alguém de dentro que, vista realmente a camisa, devemos trazer alguém de fora que, traga respeito para nossa instituição, que tenha "peito" para levar os pleitos à diretoria, que dialogue com a base, que seja livre de interferências políticas e principalmente, que brigue pelo nosso Porte de Armas. Acredito que existem pessoas assim, sei que tivemos alguém assim na SUPGUA, que em pouco tempo de sua passagem, apesar de muitos terem sido punidos por erros cometidos, sempre teve senso de justiça e imparcialidade em seus atos. Tivemos a possibilidade de crescer, mas não soubemos aproveitar. Todos hão de lembrar que, tivemos voz e representatividade durante a passagem do Major Hugo na SUPGUA. Eramos apoiados nas ocorrências em DP. Tínhamos apoio como funcionários públicos no exercício da função. Efetuamos prisão de sindicalistas e principalmente, ele sempre esteve presente, quasse que 24h dentro do Porto. Nunca vi um SUPGUA enfrentando chuva, na entrada do Porto de Itaguaí, sem luz, saindo pra comprar lanternas e pilhas, do próprio dinheiro, para manter o mínimo de segurança possível para a ocasião. Vi pessoalmente ele ligar para o Presidente e dizer que precisava urgente de um Gerador, o qual chegou no dia seguinte.... isso nunca aconteceu. Foi ele que nos permitiu usar as sinaleiras na cor vermelha. Lembro do dia em que ele dirigiu o ônibus para levar a rendição do Porto no RJ, pois não tinha motorista. Pois é, já tivemos alguém que nos apoiava e defendia a GP. .... Lembrem-se disso.
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