Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

0

PORTO DE VITÓRIA SERÁ O PRIMEIRO A INSTALAR O VTMIS



O Porto de Vitória é o primeiro porto do país a contratar, por meio de licitação, empresa para a implantação do Sistema de Gerenciamento e Informatização do Tráfego de Embarcações - VTMIS, sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information.
Na manhã da última quarta-feira (6), a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) assinou a ordem de serviço para que o consórcio Indra VTMIS Vitória desenvolva projeto executivo, realize obras, instale equipamentos e treine funcionários num prazo de 38 meses.
Orçada em R$ 22,9 milhões, o sistema vai integrar o conjunto de ações denominadas “Inteligência Logística Portuária”, uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
“É um significativo avanço tecnológico para o Porto de Vitória, pois o VTMIS equipa os principais e mais movimentados terminais no mundo”, destacou o presidente da Codesa, Clovis Lascosque.
O VTMIS é um sistema de auxílio eletrônico à navegação, com capacidade para prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário. “O objetivo do sistema é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente”, completou Lascosque.
De acordo com a diretoria da companhia, o VTMIS tem como uma de suas funções primárias a busca por uma melhora na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura do porto e organização do tráfego aquaviário no canal de acesso e fundeadouro, melhorando também a segurança no porto. 
“O Centro de Controle Operacional do VTMIS será localizado em área estratégica do Porto de Vitória, no qual operadores devidamente habilitados irão analisar o tráfego aquaviário. O sistema será integrado ao Programa Porto Sem Papel”, ressaltou o diretor de Infraestrutura e Operações, Hugo Amboss.

A assinatura do contrato, ocorrido na Sala da Presidência da Codesa, contou com representantes da Indra VTMIS Vitória, participaram ainda os diretores do Porto de Vitória, Danilo Roger Marçal Queiroz (de Planejamento e Desenvolvimento),Raul Moura de Sá (Administração e Finanças), além dos coordenadores Fernando Elias Rangel (Engenharia), Luiz Hamilton Mendonça (Informática), e Guilherme Magalhães (Meio Ambiente), que assinaram o documento juntamente com o diretor Executivo da Indra VTMIS, Hebert Resende.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.