Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

0

ISPS CODE É TEMA DE PALESTRA NO PORTO DE VITÓRIA


Na última sexta-feira (28), em continuidade a I Semana de Capacitação dos Empregados da Codesa – Companhia Docas do Espírito Santo, o Supervisor da Guarda Portuária de Capuaba, Adonismar Anacleto, ministrou uma palestra que teve como tema “Noções básicas do ISPS CODE”.
“Nosso objetivo foi mostrar as noções básicas do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias – ISPS, em termos de proteção, não só da instalação portuária, mas de todas as pessoas que acessam o porto, além da segurança das cargas. O objetivo é coibir as ações de pirataria e a prática de atos ilícitos, tanto no porto, quanto nos navios”, disse Adonismar.

O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE, na sigla em inglês), é uma norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento. As medidas foram adotadas depois dos atentados de 11 de setembro em Nova York. Por exigência dos Estados Unidos, os portos do mundo todo tiveram que adotar medidas especiais de segurança mais rígidas. No Brasil as inspeções dos terminais e as concessões dos certificados são responsabilidades da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).
O Código ISPS estabelece determinadas regras que tornam os navios e instalações portuárias mais seguras. Entre elas, podemos destacar as seguintes:
- Estabelecimento de maior controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas instalações portuárias;
- Delimitação do perímetro do porto;
- Instalação de sistema de vigilância dos limites do perímetro do porto e do cais;
- Necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação portuária.

Para o Guarda Portuário, Geraldo Mothe o nível das palestras está muito bom e muito interessante: “A palestra foi fundamental para nos atualizar sobre as normas e a importância da atuação da unidade de segurança no Porto”.
Controle de acesso

A segunda palestra do dia teve como tema: “A importância do controle de acesso no âmbito da segurança portuária”, ministrado pelo Supervisor substituto da Guarda Portuária de Vitória e de Barra do Riacho, Milton Fernandes.
O termo controle de acesso é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser feito através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso.

“O objetivo da palestra é apresentar a importância do controle de acesso no âmbito da segurança portuária é o que cada um pode contribuir e porque temos que fazer esse controle. Cada funcionário é parte dessa ‘engrenagem’, por isso, se cada um fizer a sua parte, o controle de acesso será bem sucedido”, afirmou Milton.

A apresentação tinha como propósito atualizar os funcionários/usuários da Codesa com os procedimentos, bem como orientar ao acesso e movimentação de pessoas e veículos nas áreas portuárias. Mostrando que detectar riscos, ser comprometido e ter responsabilidade é essencial para a saúde e a qualidade de vida nas corporações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.