Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 16 de junho de 2016

1

GUARDAS PORTUÁRIOS COBRAM CUMPRIMENTO DE PLANO DE SEGURANÇA


Estação de Tratamento de Água - ETA
O efetivo atual estaria aquém do mínimo necessário e desproporcional ao que determina o plano de segurança aprovado pela Conportos

Em reunião realizada na última sexta-feira (10), no Terminal de Miramar, administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP), o novo Gerente de Segurança (GERSEG), acompanhado do Supervisor de Segurança (SSPMIR), realizou uma reunião com o efetivo dessa unidade, a fim de orientar os guardas portuários sobre postura e procedimentos no serviço a serem adotados, visando um aprimoramento na operacionalidade, comprometimento e responsabilidade com a segurança da instalação.
O guarda portuário Diego, presente na reunião, reiterou e ressaltou a necessidade de definir a real finalidade da escalação, manutenção e atuação da Guarda Portuária no posto denominado Salgado Filho, tendo em vista ser um controle para uma área arrendada onde nem a CDP arrecada nada com as cargas que entram e saem dessa área e nem a Guarda pode executar seu serviço que é de costume nas áreas primárias dos portos onde atua, já que os guardas se encontram ali para apenas cobrarem um simples crachá de acesso às empresas existentes naquela retro área.
Para o inspetor da Guarda, Cruz Barros, o Gerente de Gestão Portuária e o Gerente de Segurança devem tomar uma decisão quanto a real necessidade da Guarda Portuária naquele local. Este, quando era Supervisor de Segurança, fez várias proposições fundamentadas em normas internas, legislações e nota técnica, elaboradas no sentido de definir qual o futuro do posto Salgado Filho e a necessidade de guarda portuário para aquele local, em detrimento de outros postos contemplados como guarnecidos no Plano de Segurança de Miramar, como os píeres I e II e Estação de Tratamento de Água - ETA, onde neste já ocorreram intrusões e furtos, e mesmo assim, os mesmos permanecem desguarnecidos.
Segundo os guardas portuários, mesmo com a remoção de cerca de 08 guardas do Porto de Vila do Conde para o Terminal de Miramar, os postos não foram totalmente cobertos, contrariando a afirmativa do Gerente de Segurança anterior, que em troca de correio corporativo da empresa com os supervisores de segurança, disse que esses postos passariam a ser guarnecidos.
Porte de arma
Questionado pelos presentes sobre o trâmite do porte de arma para os guardas portuários, o novo GERSEG afirmou que está sendo prioridade em sua gestão.
Efetivo
Na reunião, os guardas portuários também solicitaram a escalação do efetivo, conforme compromisso assumido pela CDP em reunião realizada com a categoria no dia 30 de outubro de 2015, da qual participaram os Sindicatos, o Diretor Financeiro (DIRAFI), o SSPMIR e o GERSEG.

Segundo os guardas portuários, se não fossem as várias intrusões e furtos ocorridas em março na área da residência oficial; a resolução do presidente da CDP, Parsifal Pontes, em determinar a escalação de um GP naquele posto, já que o casarão que lá existe é tombado pelo patrimônio histórico cultural - IPHAN, e a equiparação da escala efetiva de Miramar com os demais portos por interesse do Supervisor do Porto de Belém (SSPBEL), o efetivo atual deste terminal estaria aquém do mínimo necessário e ainda mais desproporcional ao que determina o plano de segurança aprovado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.




Um comentário:

  1. É O POSTE MIJANDO NO CACHORRO.
    VÁRIAS ÁREAS SENSIVEIS DESCOBERTAS E OS GUARDAS TRABALHANDO DIRETAMENTE PARA EMPRESAS PRIVADAS.
    SÓ NA CDP MESMO.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.