Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

0

DUPLA É PRESA COM 145 KG DE COCAÍNA 'TIPO EXPORTAÇÃO' MERGULHADOS EM TAMBORES DE ÓLEO



Carregamento seria embarcado em um navio no Porto de Santos e seguiria para a Europa

Dois caminhoneiros foram presos em flagrante transportando 145,6 kg de cocaína em Santos, no litoral de São Paulo, informou o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta quarta-feira (5). A droga seria embarcada em um navio no cais com destino ao porto de Málaga, na Espanha.
Uma investigação de dois meses da equipe da 2ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica de São Paulo identificou que narcotraficantes passaram a esconder cocaína em meio a carga de óleo de palma. O objetivo era despistar eventual fiscalização durante abordagem.

Segundo a Polícia Civil, o produto líquido é utilizado para dar maciez em alimentos industrializados. A partir da suspeita, investigadores monitoraram um carregamento com 86 tambores que armazenavam a gordura e o interceptaram antes de entrar em área de responsabilidade federal, no Porto de Santos.
O Deic informou que policiais da delegacia abordaram os caminhoneiros Gilsevaldo Francisco dos Santos, de 52 anos, e Antônio de Oliveira, de 42 anos, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no bairro Encruzilhada, na terça-feira (4). A princípio, eles negaram qualquer crime ou irregularidade no serviço.

O veículo e a carreta, onde estava o contêiner frigorífico (reefer), foram levados até um armazém para serem vistoriados. Dentro da caixa metálica, os investigadores encontraram os tambores com a gordura que seria exportada. Mergulhados nela, estavam 146 tijolos envoltos em um plástico preto.
“A cocaína estava condicionada em embalagens fechada a vácuo para não ser contaminada pelo óleo”, explicou delegado Fábio Sandrin, titular da 2ª da Delegacia de Patrimônio. Apesar de a Polícia Civil considerar que o carregamento abasteceria o crime organizado na região da Baixada Santista, a droga estava pronta para seguir a Europa.

Destino
O G1 apurou, com base em informações da empresa dona do contêiner, que a caixa metálica era transportada para um terminal na Margem Direita do cais, onde aguardaria para ser embarcada no navio Maerks Lamanai, que nesta quarta-feira faz escala em um terminal marítimo do Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Com informações do planejamento de escala de embarcações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária santista, o Maerks Lamanai atraca no cais no fim de semana, entre os dias 8 e 9 de setembro. Ele tem previsão para embarcar 2.700 contêineres e desembarcar outros 1.800.
Ao sair de Santos, o cargueiro, de bandeira de Hong Kong, faz escala no Porto de Tanger Med, no Marrocos, e, em seguida, em Málaga, na Espanha, onde o contêiner apreendido tinha previsão para ser desembarcado. Segundo a polícia, os caminhoneiros foram presos por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas.
Balanço

No último balanço, em agosto, divulgado pela Receita Federal e pela Polícia Federal foram recolhidas ao menos 15 toneladas de cocaína somente este ano no Porto de Santos. A quantidade registrada supera as apreensões de 2017 (11.539 kg) e 2016 (10.622 kg), conforme informações oficiais divulgadas pelos órgãos.
Fonte: G1 Santos


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          


                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.