Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 3 de abril de 2019

0

FORÇAS DE SEGURANÇA VÃO ATUAR EM CONJUNTO NO PORTO DE PARANAGUÁ



A Guarda Portuária atua na área do Porto Organizado, que compreende a faixa primária e áreas alfandegadas
Órgãos de segurança que atuam em Paranaguá vão trabalhar em conjunto para dar mais agilidade no atendimento aos caminhoneiros que chegam para descarregar no Porto. O grupo, convidado pela Administração dos Portos do Paraná, discute formas efetivas de combater assaltos, vazadas e crimes ambientais.
“Existe um conflito de competências, já que são diferentes jurisdições envolvidas. Na entrada da cidade, no trecho da BR 277, temos a Polícia Rodoviária Federal. Dentro da cidade, temos a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Os crimes ambientais são fiscalizados pela Polícia Ambiental e, na área portuária, temos os agentes de segurança e a Guarda Portuária”, explica o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A primeira reunião aconteceu ainda em fevereiro e, desde então, os agentes debatem metas e formas de ação conjuntas ou complementares. “O Governo do Estado está preocupado com a segurança destes motoristas, além de ordenar as operações portuárias para que elas fluam em plenitude. Para isso, é preciso reunir parceiros e somar esforços. Até então, cada um tinha ações isoladas”, diz o chefe da Guarda Portuária, major César Kamakawa.
“O objetivo desta grande força de segurança não é discutir quem são responsáveis em cada caso, mas partilhar as responsabilidades. Os Portos querem otimizar o atendimento para que os usuários sejam beneficiados com a sincronia entre os órgãos”, acrescenta Kamakawa.
Polícia Militar
A Polícia Militar já adiantou que terá ações intensificadas em Paranaguá. “Com o fim da Operação Verão, nosso efetivo estará focado na cidade, em especial na segurança da comunidade”, afirma o tenente-coronel Marcos Rodrigues, comandante do 9º BPM.
Guarda Municipal
Marcia Garcia, comandante da Guarda Civil Municipal, ressaltou a importância do trabalho em conjunto ao afirmar que o trabalho em prol da comunidade depende desta união de forças. “Nosso próximo passo é reunir as empresas e discutir com elas ações possíveis”, disse.
Guarda Portuária
A Guarda Portuária atua na área do Porto Organizado, que compreende a faixa primária e áreas alfandegadas. O efetivo conta com três inspetores, 80 guardas portuários e 21 agentes.
Segundo a Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas e Logísticas (NTC), o Paraná responde por 3,8% dos roubos de cargas registrados em todo o país. O número é muito inferior aos de São Paulo e Rio de Janeiro que, juntos, respondem por 81% dos casos.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.