Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 21 de maio de 2021

0

POLÍCIA ITALIANA APREENDE 400 KG DE COCAÍNA PROCEDENTES DO BRASIL

 


O contêiner "em trânsito" era procedente do Porto de Santos (Brasil)

Na última sexta-feira (17), as autoridades italianas apreenderam no Kosovo, 400 kg de cocaína. Agentes italianos, albaneses e kosovares participaram da operação. A carga está estimada em mais de US$ 122 milhões.

A carga ilícita foi identificada pelos Fiamme Gialle (chamas amarelas) da Guardie di Finanza de Reggio Calabria e pelos funcionários da Alfândega por meio de scanner no Porto de Gioia Tauro, em um contêiner "em trânsito" procedente do Porto de Santos (Brasil), que tinha como destino final o Porto de Odessa, na Ucrânia e era dirigido a uma empresa sediada em Lipjan, no Kosovo, país localizado na península dos Bálcãs.

Entrega Controlada

A fim de identificar os autores tráfico, e monitorar as conexões da organização criminosa na Europa, a Direcção Distrital Antimáfia (DDA) de Reggio Calabria (Ministério Público de Reggio Calabria), dirigido pelo procurador Giovanni Bombardieri, assistido pelo Subprocurador Calogero Gaetani Paci e Subprocurador Francesco Ponzetta, ordenou a execução de uma entrega controlada internacional, ou seja, deixar o contêiner em trânsito chegar ao seu destino, mediante a emissão de uma carta rogatória ao Gabinete do Procurador do Estado do Kosovo e ao Gabinete do Procurador Especial da Albânia.

A operação foi realizada em território Kosovar em conjunto com a Polícia Kosovar e a Polícia Criminal Albanesa, com a coordenação da Central de Direção dos Serviços antidrogas do Departamento de Segurança Pública do Ministério do Interior e do segundo departamento do Comando Geral da Guardia di Finanza "Coordenação da informação e relações internacionais".

Apreensão da droga na Albânia

Com um GPS acoplado ao contêiner, os investigadores puderam acompanhar a rota da droga. Ao chegar a Durrës, na Albânia, o contêiner foi carregado em um caminhão com destino a Lijan. 

Segundo as autoridades, no final da operação internacional antidrogas, que terminou já durante à noite nos Bálcãs, a Guardia di Finanza, e as polícias albanesa e kosovar, depois de acompanhar o contêiner durante toda a viagem, apreenderam 354 tabletes de cocaína pura, para um total de 400 kg, escondidos em caixas contendo oficialmente "frango".

Prisões

No final da operação 25 pessoas foram presas, incluindo trabalhadores, funcionários e motoristas da empresa "Mc Food", com sede em Kavaja, Albânia, e Lipja, Kosovo. Sete dos presos também foram presos por tráfico internacional de drogas.

Entre eles está o caminhoneiro que disse desconhecer a presença da droga. As investigações agora se concentram nos dois proprietários do "Mc Food", um kosovar e um albanês.

"Se fosse vendida no varejo no mercado europeu, a droga teria rendido ao crime organizado mais de 100 milhões de euros", estimou a polícia italiana.






A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES