Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

0

RECEITA FEDERAL LOCALIZA 37 KG DE COCAÍNA ENTRE SACAS DE AÇÚCAR NO PORTO DE SANTOS

 

O destino seria o Porto de Freetown, capital de Serra Leoa, na África

A atuação da Receita Federal do Brasil (RFB) no combate aos ilícitos aduaneiros no Porto de Santos, litoral de São Paulo, frustrou na sexta-feira (15), a tentativa de envio ao exterior de 37 kg de cocaína.

A droga estava oculta em um carregamento de 2.080 sacas de açúcar, acondicionadas em dois contêineres, cujo destino seria o Porto de Freetown, capital de Serra Leoa, na África Ocidental. Os 37 kg da droga estavam escondidos em apenas três dessas sacas.

O sucesso da apreensão é decorrência da Gestão de Riscos promovida pela RFB, com análise das operações de exportação e utilização de cães de faro e de imagens de escâneres.

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a RFB busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal.

Em 2021, a RFB evitou que mais de 13,3 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino.

A Polícia Federal (PF) prosseguirá com as investigações. A troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.