Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quarta-feira, 27 de abril de 2022

0

CONPORTOS REALIZA REUNIÃO NA CDRJ

 

O objetivo foi ratificar a importância da manutenção da Declaração de Cumprimento (DC)

A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) realizou, no último dia 13, uma reunião na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O objetivo foi ratificar a importância da manutenção da Declaração de Cumprimento (DC) de normas internacionais de segurança portuária. 

O presidente da Conportos, delegado de Polícia Federal Marcelo João da Silva, foi recepcionado pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, pela assessora técnica Ingrid Medeiros, e pelo superintendente da Guarda Portuária (GPort), José Tadeu Diniz. 

Na ocasião, foram abordadas as ações decorrentes da Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre segurança portuária, as recomendações e orientações de adequação, bem como perspectivas futuras e um breve panorama sobre a Resolução da Organização Marítima Internacional (IMO) relativa aos riscos cibernéticos e seus impactos na atualidade.

O superintendente da Guarda Portuária José Tadeu Diniz explicou que, nos próximos dias, serão entregues à Comissão o Estudo de Avaliação de Risco e o Plano de Segurança Portuária para o Porto do Rio de Janeiro: “Esses documentos são necessários para obter a renovação da Declaração de Cumprimento (DC), que certifica a instalação portuária que opera dentro das mais rígidas normas internacionais de segurança portuária, cumprindo protocolos do ISPS Code (sigla inglesa para Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias)”.

Segundo o presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, a Autoridade Portuária não está medindo esforços para manter o cumprimento das normas internacionais de segurança: “Temos realizado um trabalho contínuo de aperfeiçoamento da segurança portuária, com medidas e investimentos necessários na área, e vamos renovar a Declaração de Cumprimento, que proporciona credibilidade ao nosso porto para operação de navios internacionais e nos credencia a todas as instalações portuárias no mundo que possuem registro na IMO”.

Também participaram do encontro Carlos Alexandre Costa de Oliveira, representante do Ministério da Defesa na Conportos; Fernando José de Pádua Costa Fonseca, que representa a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na Conportos; e Hamilton Quintaes, representante da Antaq na Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado do Rio de Janeiro (Cesportos-RJ).


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES