Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 2 de maio de 2022

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 60 TONELADAS DE BRINQUEDOS FALSIFICADOS NO PORTO DE SANTOS


A mercadoria vinha da China e ocupava quatro contêineres

A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu, no dia 14 de abril, 60 toneladas de brinquedos falsificados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A mercadoria vinha da China e ocupava quatro contêineres. em dois terminais

A apreensão fez parte da Operação Luneta 2022, que faz o monitoramento e a análise de riscos das importações que chegam ao país por meio do Porto de Santos. Os brinquedos piratas entraram no Brasil junto a um carregamento regular, mas exames de raio-x mostraram que os produtos tinham características diferentes dos brinquedos originais. Foi isso que levantou a suspeita da fiscalização.

Irregularidade nos produtos

Segundo o delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, Richard Neubarth, assim como ocorre nas apreensões de drogas, há equipes que fiscalizam mercadorias falsificadas.

Após a identificação, as empresas que representam as marcas regularizadas atestaram a falsidade dos itens e a carga ficou retida e os laudos emitidos por elas apontam os problemas nos produtos.

Segundo o analista tributário da Receita, Evandro Ferst, na fiscalização envolvendo os contêineres, também houve outros indícios de falsificação, como a forma de acondicionamento dos itens, a forma como as caixas foram guardadas e a qualidade das peças.

“Uma das formas (de checar se o produto é original) envolve o peso e a qualidade. As peças (falsas) desmontam facilmente. As caixas ficam amontoadas, muito diferente do acondicionamento regular”.

Riscos

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, 15% dos produtos vendidos no Brasil são falsificados e trazem uma série de riscos à saúde.

 “Esses brinquedos foram pintados com tinta tóxica que não existe no Brasil. Aqui há cádmio, que dá tonalidade amarela, chumbo, no preto e no vermelho. A criança leva tudo até a boca e acaba absorvendo esses produtos no corpo dela”.

Segundo ele, esses elementos podem causar diversos danos às crianças, como intoxicações e até mesmo o desenvolvimento de células cancerígenas.

Volume apreendido

O volume apreendido equivale a R$ 15 milhões e um dos prejuízos da falsificação é que não são cobrados impostos sobre esses valores, o que impacta o orçamento de estados e municípios e dificulta a competição dos fabricantes nacionais.

Para o delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, Richard Neubarth, o consumo de produtos falsificados, especialmente brinquedos, pode trazer grandes prejuízos.

A comercialização de produtos falsificados viola os direitos autorais, causando prejuízo na arrecadação de impostos, aumento nos índices de desemprego, desencadeia a prática de concorrência desleal e alimenta o crime organizado.

Desta vez, a quantidade apreendida chamou atenção. “São quatro contêineres (com brinquedos). É a maior quantidade do tipo desde 2019, quando tivemos grandes apreensões, disse Neubarth.

Importador foi autuado

O importador responsável pelo carregamento já foi autuado e vai ser convocado para se defender. Enquanto isso, a mercadoria fica sob os cuidados da Receita. O importador pode responder pelo crime de contrabando e, depois de encerrado o processo, os produtos falsificados serão destruídos por colocarem em risco a saúde da população.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.