Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

0

GUARDA PORTUÁRIA DO PORTO DE PARANAGUÁ PARTICIPA DE TREINAMENTO PARA A BRIGADA DE EMERGÊNCIA

 

Foram 40 horas de trabalho no módulo avançado, envolvendo reciclagem e aprendizado para aprimorar o atendimento

A empresa Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, finalizou na última semana, um treinamento com guardas portuários que integram a Brigada de Emergência.

Foram 40 horas de trabalho no módulo avançado, envolvendo reciclagem e aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências no Porto de Paranaguá.

Os brigadistas passaram por aulas teóricas, simulações e colocaram em prática o aprendizado para combater o fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

O treinamento reuniu primeiros socorros, comando de emergência, emergências químicas, combate e prevenção a incêndios, entre outras ações que englobam os deveres da brigada de nível avançado.

“A brigada é de suma importância para o porto porque eles são os nossos guardiões, eles estão nos turnos 24 horas por dia. Todos os integrantes da Guarda Portuária (GPort) já têm treinamento e nesta semana tivemos a oportunidade de aprimorar, trazer à tona os conceitos e práticas que são importantes”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

“Aqui o brigadista consegue sentir o calor e as dificuldades impostas pelo fogo e assim aplicar na prática as lições aprendidas em sala de aula, tanto no tanque Maracanã, como no labirinto, onde é necessário estudar o comportamento do fogo para fazer sua extinção”, salienta o assessor especial da diretora de Meio Ambiente, Felipe Zacharias.

Almo Luís do Carmo Andrioli, inspetor da GPort há 35 anos, explica que a unidade atua na linha de frente em qualquer situação. “Esse treinamento é ideal para que a gente se mantenha sempre atualizado e em forma, até para mim, um veterano e 62 anos”, salienta.

Thiago Matozo, coordenador da GPort, destaca a formação dos profissionais. “Essa é uma segunda turma de brigadistas que se forma. Eles vêm a complementar nossa equipe de brigada”, acrescenta.

A parte teórica do curso aconteceu no centro de capacitação da Autoridade Portuária e o treinamento prático, no campo de treinamento da empresa Transpetro.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES