Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 16 de maio de 2023

0

RECEITA FEDERAL INTERCEPTA 503 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SANTOS

 

A droga estava oculta em um carregamento de café com destino à Suécia, mas com baldeação no Porto de Hamburgo, na Alemanha

Na manhã da última terça-feira, 9 de maio, a Receita Federal do Brasil (RFB) frustrou a tentativa de envio ao exterior de mais 503 kg de cocaína através do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

A droga foi interceptada durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras, realizados por equipes da Alfândega de Santos.

A carga de mais de 100 toneladas de café estava acondicionada em cinco contêineres que tinham como destino a Suécia, mas com baldeação no Porto de Hamburgo, na Alemanha. Na ação foi identificada a contaminação de um dos contêineres, o que obrigou o descarregamento de mais de 20 toneladas de café para acessar os 36 sacos contendo os tabletes de cocaína.

Seleção de cargas pela Receita Federal

Para a seleção de cargas são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.

Cães de Faro

Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da equipe K9 da RFB. Após a suspeita dectada pela análise de risco, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas, antes da abertura do contêiner.


Perícia e investigação da PF

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal (PF) foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União e para realizar a perícia no local dos fatos, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.