Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

0

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL PRENDE HOMEM FURTANDO NAVIO NO PORTO DE SANTOS

 

Ele tentou fugir com uma lancha em alta velocidade. Dois comparsas conseguiram escapar

Na tarde da última quarta-feira (23) um homem, de 36 anos, foi preso pela Polícia Militar Ambiental Marítima, no Canal do Estuário do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após furtar equipamentos de um navio abandonado e tentar fugir com a lancha em alta velocidade. O criminoso estava com mais dois comparsas, que conseguiram escapar.

A corporação informou, por meio de nota, que uma equipe da 5º Companhia de PM Ambiental Marítima patrulhava o Canal do Estuário, quando encontrou uma lancha com dois tripulantes no costado do navio 'Srakane', de bandeira panamenha, atracado em situação de abandono, no Cais da empresa Wilsom Sons, desde abril de 2021. Um terceiro elemento furtava sacos e, com uma corda, 'descia' os produtos para a embarcação com os comparsas.

Fuga de lancha

O condutor da lancha, por sua vez, fugiu com a embarcação em alta velocidade, mas rapidamente foi alcançado pela 'lancha-patrulha' da PM Ambiental. Ele pulou na água, na tentativa de despistar os agentes, mas acabou detido. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Guarujá (SP).

A PM complementou, em nota, que uma segunda equipe da unidade especializada em policiamento náutico foi a responsável por alcançar a lancha dos bandidos, que seguiu desgovernada e sem tripulantes pelo mar. A embarcação foi parada sem causar danos.

Apreensão

A PM-Ambiental informou que na lancha foram apreendidos recortes de tubulação, fios de cobre, um respirador com máscara de cilindro de ar comprimido, um sistema de respiração com 'full face', três roupas de borracha para mergulho, duas bombas de porão e três emendas industriais.

De acordo com a corporação, o homem que estava no navio furtando as cargas e o passageiro da lancha - escaparam após pularem na água enquanto os agentes se aproximavam para a abordagem. A dupla nadou até o píer e seguiu pela terra.

Navio abandonado

Em abril de 2021, durante fiscalização de órgãos estaduais e federais que promoviam uma operação para coibir crimes no mar, tiveram ciência que os tripulantes do navio estavam em situação de abandono, sem água potável, sem alimentos, sem pagamento de salários, ausência de segurança e de higiene. O navio também estava sem combustível e com sistema de esgoto saturado.

Em 11 de agosto de 2022 a 1ª Vara do Trabalho de Guarujá-SP condenou a empresa C.B.A Exportação de Produtos Agrícolas Ltda, responsável pelo fretamento do navio, a pagar diferenças salariais para 15 trabalhadores do leste europeu que foram encontrados a bordo do navio Srakane, em situação de abandono no Porto de Santos, em abril de 2021.

Autoridade Portuária

A Autoridade Portuária de Santos (APS) disse, em nota, que encontrou o referido navio em 2021, quando participou da Operação Santos, que visava fiscalizar o descarte de resíduos no mar.

A APS diz que o navio foi encontrado, naquela época, no estaleiro Wilson Sons, fora da área de jurisdição da entidade. "Da mesma forma, a ocorrência relatada está fora do Porto Organizado e não contou com participação da APS".


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.