Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

0

TCP INAUGURA CANIL PARA CÃES DA RECEITA FEDERAL NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

A medida aconteceu após definição constante na Portaria nº 143.2022, que trata das normas e procedimentos necessários aos recintos alfandegados

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), localizado no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, inaugurou na última quinta-feira (21), um canil para uso dos agentes caninos da Receita Federal do Brasil (RFB). A área tem 9 m² de solário e canil fechado.

A medida aconteceu após definição constante na Portaria nº 143.2022, que trata das normas e procedimentos necessários aos recintos alfandegados e entre as medidas está a construção de canil para cães farejadores.

Segundo o Analista-Tributário da Receita Federal, Alessandro Quintero, o maior beneficiado com o canil será o cão Enzo, da raça, pastor belga malinois, de 9 anos de idade. O cachorro mora na 9ª base da Receita Federal, em Navegantes/SC, e atende demandas dos estados de Paraná e Santa Catarina.

"A cada visita à TCP levamos 2 horas de deslocamento só de ida. Com o canil no TCP, a Equipe K9 terá mais conforto, pois o Enzo não precisará mais voltar no mesmo dia para casa. Outra vantagem é que poderemos ficar mais tempo na cidade, o que irá aumentar a frequência de fiscalizações no terminal", destacou Quintero. A Receita Federal tem a previsão de receber um 2º agente canino até o final de setembro.

Alessandro Quintero é o condutor de Enzo e explica que o cão foi treinado, por cerca de um ano, no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal, que fica em Vitória/ES.

A Receita Federal conta com cerca de 30 cães farejadores. A cada 80 cães avaliados no Centro, apenas 10 são aprovados devido aos critérios de treinamento. Enzo foi aprovado para a fiscalização, porém, devido a idade avançada, deve se aposentar em 2024.

O delegado da Receita Federal de Paranaguá, Luciano Andreoli, explica que o canil permitirá aumentar a frequência das operações em Paranaguá, o que é crucial no combate ao tráfico internacional. No dia 6 deste mês de setembro, a Receita apreendeu mais de uma tonelada de cocaína com ajuda do cão.

“Essa construção é muito importante porque vai dar suporte para o nosso trabalho. Claro, não é em toda operação que contamos com cães farejadores, mas eles são parte importante do combate do tráfico internacional”, destaca o delegado.

Andreoli ainda fala sobre os benefícios das operações para a reputação do porto e da cidade. “Nenhum porto ou cidade quer ser conhecido como um exportador de drogas. Os próprios importadores às vezes não aceitam cargas de determinados portos por causa dessa questão. Então, com certeza, essa nova estrutura vai auxiliar no trabalho”, afirma.

Segundo o gerente institucional da TCP, Allan Chiang, “o terminal coopera ativamente com os trabalhos realizados pela e Receita Federal e demais autoridades. Este ambiente beneficiará as equipes de fiscalização e a nós, pois poderá aumentar o número de inspeções com a equipe K9 trazendo ainda mais segurança às atividades realizadas no terminal”.

O gerente de saúde, segurança do trabalho, patrimonial e meio ambiente da TCP, Kayo Zaiats Szatkoviski, explica que o canil é parte dos esforços contínuos da empresa para melhorar a segurança das operações portuárias.

“Os cães farejadores desempenham um papel fundamental na detecção de itens ilícitos em cargas, contribuindo para a segurança do terminal, e este novo canil representa uma extensão da Receita Federal aqui dentro, onde seguimos todos os protocolos de segurança e combate ao tráfico”, destaca o gerente.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.