Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 3 de outubro de 2023

0

CANIL DA GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE CÃES DE FARO EM SOROCABA

 

O evento contou com 90 inscritos, de 34 instituições, composta de Canis das GCMs, Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar e Polícia Penal

Integrantes da equipe K9 do Canil da Guarda Portuária (GPort) do Porto de Santos, participaram no último final de semana de um seminário “Cão Operacional Faro de Drogas”, para treinamento de equipes de forças de segurança que atuam com cães farejadores.

O seminário foi promovido pela Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba.

“Com ações, como essa, cada vez mais a GCM de Sorocaba se consolida como referência na formação técnica de profissionais, seja da Região Metropolitana de Sorocaba, como de outras cidades paulistas e também de outros Estados. A capacitação constante e a troca de experiências são fundamentais para aprimorar a atuação de cada instituição, seja individualmente ou para ações integradas”, comentou o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

O treinamento teve, em seu primeiro dia, na sexta-feira (29), a instrução em sala de aula, passando as técnicas e procedimentos de forma teórica. No segundo dia, todas as equipes passaram por treinamento prático, enquanto no terceiro, domingo de manhã, houve exercícios práticos, a partir do conteúdo ministrado no curso.

“Esse treinamento busca otimizar o desempenho dos cães e seus condutores, a fim de auxiliar no trabalho policial. O cão farejador é essencial para auxiliar na localização de material ilícito, no caso de entorpecentes, e representa um recurso a mais na segurança e proteção das comunidades”, completa o Comandante-Geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

O evento contou com a participação de 90 inscritos, de 34 instituições, composta de Canis das GCMs de Amparo, Atibaia, Betim (MG), Buri, Cabreúva, Cajamar, Cerquilho, Conchal, Guarulhos, Ibiúna, Indaiatuba, Itapeva, Itapira, Itararé, Itu, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Pirassununga, Poços de caldas (MG), Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tietê, além do 14º Batalhão de Açõe Especiais da Polícia Militar (Baep) de Sorocaba e 6º Baep de São Bernardo do Campo, Polícia Penal de Sorocaba e Guarda Portuária (GPort) de Santos.

Canil da Guarda Portuária

Atualmente, o Canil da Guarda Portuária do Porto de Santos conta com quatro cães farejadores em atividade no canil, sendo três da raça pastor-belga-malinois (Boomer, Hulk e Hunter) e um border collie (Whisky). Eles têm entre 2 e 7 anos de idade.

Eles são treinados para identificar odores de entorpecentes que estejam camuflados entre as diversas cargas e também atuam durante a temporada de cruzeiros marítimos e operações, em apoio da Receita Federal e Polícia Federal.

O canil da GPort também são solicitados para atividades sociais, como visitas a crianças carentes e instituições de idosos.

Esta já é a terceira geração de cachorros treinados e adestrados pelos instrutores do Canil, que foi fundado em 2007.

Elogios e Prêmios

O canil da GPort coleciona vários elogios por participação em operações, além de vários prêmios, sendo respeitada por integrantes de canis de todo o país.

O ultimo prêmo foi conquistado em maio, onde ocorreu o 2º Congresso Municipal K9 e o 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil. O pastor-belga-malinois Boomer conquistou o terceiro lugar no campeonato.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.