Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

0

SIMULADO É REALIZADO NO PORTO RIO GRANDE

 

Exercício simulado envolveu incidentes de combate a incêndio, vazamento de óleo e resgate de vítimas

Com o objetivo de preparar e manter revisados os conceitos de atendimento das brigadas, foi realizado na última quinta-feira (28) um exercício simulado envolvendo incidentes de combate a incêndio, vazamento de óleo e resgate de vítimas no Porto de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul. A atividade foi promovida pela operadora Sagres e contou com o acionamento das sirenes de emergência.

A dinâmica do exercício simulou a ocorrência de um incêndio de grandes proporções em uma máquina, que culminou no vazamento de óleo diesel e a perda de consciência do operador. A primeira ação foi a de combate às chamas, com os brigadistas utilizando a rede de hidrantes disponível e duas frentes de trabalho.

Com as chamas controladas, resgatistas do OGMO e brigadistas acessaram a cabine de comando da máquina para realizar a retirada do operador. Enquanto o trabalhador era imobilizado, outros brigadistas realizavam a colocação de mantas de absorção no entorno do veículo para minimizar os impactos do vazamento de combustível.

Com o primeiro combate sendo feito pelos brigadistas, coube aos bombeiros militares a finalização do trabalho de controle das supostas chamas. A atividade também contou com a cronometragem do tempo resposta de cada uma das instituições acionadas e os dados foram anotados e inseridos em uma planilha específica.

Participaram da ação colaboradores da empresa pública Portos RS, Autoridade Portuária, responsável pelos portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, Guarda Portuária (GPort), brigadistas dos operadores portuários, integrantes do serviço de resgate mantido pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), representantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.