Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS E CETESB REALIZAM FISCALIZAÇÃO CONJUNTA DE CAMINHÕES

 

“Operação RegulAr” autuou e orientou caminhoneiros em relação à emissão de fumaça

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram, no dia 12 deste mês, uma fiscalização conjunta para verificação de emissão de fumaça pelos caminhões que trafegam no Porto de Santos.

A atividade é denominada Operação RegulAr. Foi analisada a emissão de fumaça de 355 caminhões, dos quais 17 serão autuados em razão do não atendimento ao padrão colorimétrico do método Ringelmann (que mede o grau de enegrecimento da fumaça).

A ação aconteceu no bairro do Paquetá, margem direita do Porto. Foram feitas vistorias dos veículos em movimento (observando a cor das emissões) e com os caminhões parados, neste caso usando equipamentos de medição nos motores em movimento (teste de opacidade). Um dos veículos apresentou irregularidade e foi notificado pela Cetesb para que promova a regularização de seu sistema.

O objetivo da fiscalização foi de educar os proprietários dos veículos a manterem os motores regularizados em relação à emissão de gases previstas pelas normas e, assim, melhorar a qualidade do ar no Porto de Santos.

Além da medição das emissões de gases, as equipes de fiscalização também orientaram motoristas, por meio da distribuição de panfletos educativos e abordagem direta, sobre a importância de manterem seus caminhões regulados, por meio da manutenção periódica de seus veículos, com vistas à prevenção da qualidade do ar.

Além dos objetivos da Operação RegulAR, a Guarda Portuária (GPort) também constatou problemas pontuais relacionados à operação portuária, sendo que um veículo foi autuado por derrame de carga na pista, e dois terminais portuários foram autuados em razão da limpeza ineficiente das carrocerias dos veículos.

Os resultados da Operação demonstram que cerca de 5% dos veículos apresentaram emissão de fumaça preta acima dos padrões permitidos por Lei, o que significa que a grande maioria dos veículos em circulação no Porto de Santos atende aos limites aceitáveis de emissões atmosféricas.

Este elevado número de regularidade é resultado de políticas públicas que ao longo dos anos vêm exigindo padrões de emissão cada vez menores para os veículos à diesel em circulação no território nacional, fazendo com que, ano a ano, a idade média da frota de caminhões em circulação no Porto de Santos seja cada vez menor, e consequentemente, menos poluente.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.