Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA PORTUÁRIA E POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO INTEGRANTE DO COMANDO VERMELHO

  Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelo crime de associação para o tráfico de drogas Na noite da sexta-feira (26/01), a Guarda Po...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE ITAJAÍ RECEBE RECOMENDAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DA ISO 14001

 

Porto de Itajaí integra o seleto conjunto de portos públicos brasileiros que possuem certificação internacional

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu a recomendação para a certificação da ISO 14001, após a conclusão bem-sucedida do processo internacional necessário. Esta recomendação confirma que a Superintendência está conforme os padrões da certificação, qualificando assim o Porto para a recertificação do sistema de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001.

A empresa Companhia da Estratégia conduziu a auditoria interna nos dias 12 e 15 do mês de dezembro. Especializada em consultoria empresarial, auditoria e treinamentos relacionados à gestão e normas internacionais de padronização, a Companhia da Estratégia desempenhou um papel preparatório crucial para a auditoria externa realizada em janeiro de 2024.

A Turv Nord Brasil conduziu a auditoria externa de recertificação nos dias 8 e 9 de janeiro, e conclui pela recomendação do Sistema de Gestão Ambiental da Superintendência do Porto de Itajaí para a Certificação da ISO 14001. Ressaltamos que a primeira vez que a SPI recebeu o certificado da ISO 14001, foi no ano de 2021.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza a necessidade do comprometimento da gestão para alcançar o desenvolvimento sustentável “Mesmo diante de desafios, e, com uma movimentação instável no porto, a Autoridade Portuária conquistou o segundo lugar no índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ. Este feito destaca nossa resiliência e compromisso com a gestão ambiental, refletindo o empenho da equipe portuária”, relata Fábio.

A obtenção da certificação ISO 14001 evidencia a preocupação da Autoridade Portuária de Itajaí com a gestão dos impactos ambientais resultantes de suas atividades, ao mesmo tempo, em que confirma a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental na organização. A norma ISO 14001 foi desenvolvida para auxiliar empresas e instituições na integração das responsabilidades ambientais aos seus processos internos, equilibrando esse compromisso com a contínua busca pelo desenvolvimento econômico.

“Enfrentamos o desafio de conquistar a primeira vez essa certificação ISO em 2021 superando as adversidades de um ano atípico marcado pela pandemia da Covid 19. Conquistamos a manutenção da certificação nos dois anos subsequentes e, em 2024, certificamos novamente nosso sistema de gestão ambiental em conformidade com ISO 14001 por meio de uma nova auditoria, o que só foi possível devido a colaboração e comprometimento de toda a comunidade portuária nesse processo, declara Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.