Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 20 de março de 2024

0

MARINHA FRANCESA INTERCEPTA VELEIRO PROCEDENTE DO BRASIL COM 891 KG DE COCAÍNA

Cocaína apreendida - Imagem ilustrativa de arquivo - Foto: Leonardo Muñoz-EFE

Embarcação foi abordada quando navegava a 500 milhas náuticas da costa sul do Senegal

A Marinha francesa interceptou, na tarde do dia 4 de março, em águas próximas ao sul do Senegal, no noroeste da África, o veleiro “Princesa Maria Eleva”, procedente do Brasil com 891 kg de cocaína.

Operação Expósito

A operação denominada Expósito foi realizada dentro do projeto internacional GDIN (Global Drug Intelligence Network), coordenada pela Guarda Civil da Espanha, no qual participam nove países – Brasil, Espanha, Portugal, Colômbia, Equador, Costa Rica, República Dominicana, Panamá e Emirados Árabes Unidos -, e que tem como objetivo lutar contra o tráfico de drogas, especialmente de cocaína.

Abordagem

Fontes próximas da investigação informaram à Agência EFE, que a Marinha francesa abordou o veleiro quando ele navegava a 500 milhas náuticas da costa sul do Senegal, supostamente com destino a território europeu.

No veleiro, os agentes apreenderam 891 kg de cocaína e prenderam os três tripulantes: dois brasileiros e um marroquino. Os investigadores não descartam a realização de novas prisões.

O alerta aos investigadores do GDIN foi feito pela Polícia Federal (PF), do Brasil. De acordo com a Agência EFE, um agente da PF especializado no tráfico de drogas e designado para o projeto soube que o veleiro pretendia cruzar o Oceano Atlântico carregado de entorpecentes.

Assim que o veleiro se aproximou do sul da costa senegalesa, por ainda estar muito longe das Ilhas Canárias espanholas, a Guarda Civil da Espanha solicitou o apoio da Marinha francesa para concluir a operação, na qual também colaborou a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês).

Senegal como ponto de apoio

As mesmas fontes indicam que, embora não saibam se foi esse o caso desta embarcação, uma vez que foi interceptado a tempo, é cada vez mais comum que, parte dos carregamentos de droga que viajam por mar do outro lado do Atlântico, faça uma primeira parada no Senegal. Seus portos funcionam como base logística, onde descarregam parte das mercadorias para não perdê-las caso sejam localizadas e detidas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.