Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 25 de abril de 2024

0

SIMULADO DE ATENDIMENTO À EMERGÊNCIA QUÍMICA É REALIZADO NO PORTO DE PARANAGUÁ


O objetivo foi testar o fluxo de comunicação e o tempo de mobilização das equipes de resposta para atendimento a emergência química

Na última quinta-feira (18), a Diretoria do Meio Ambiente,  a Guarda Portuária (GPort) e as equipes internas de prontidão para atendimentos de emergência da Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, participaram de um simulado de vazamento. 

O treinamento faz parte do Plano de Atendimento a Emergências (PAE) e ocorreu no píer público de granéis líquidos (PPGL). O objetivo foi testar o fluxo de comunicação e o tempo de mobilização das equipes de resposta para atendimento a emergência química.

“Quanto mais a gente treina, mais preparados estaremos para uma situação real, por isso o simulado é algo extremamente importante. Assim, sempre procuramos envolver todas as nossas equipes internas, além de empresas signatárias do plano de área e do plano de ajuda mútua para fomentar o contato e a pronta resposta da comunidade portuária”, enfatizou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

Este treinamento faz parte de um cronograma de simulados da autoridade portuária, que são divididos em quatro tipos: tabletop (parte teórica e discussão dos diferentes cenários acidentais), comunicação (teste dos contatos de emergência); mobilização de recursos (treinamento com registro do tempo para resposta) e o completo (que envolve todas as atividades de um evento real).

“Nesse treinamento, nós simulamos um vazamento de ácido sulfúrico no píer público de granéis líquidos, em que uma pessoa relata o ocorrido à Guarda Portuária. A GPort, por sua vez, aciona o plano de controle de emergência. Nós testamos o fluxo de comunicação e a mobilização das equipes, avaliando o tempo de resposta para o atendimento a emergência”, destacou Andréa Almeida, analista portuária e bióloga.

No píer, a equipe de prontidão ambiental analisou o cenário e preparou os colaboradores para o atendimento. Dois profissionais foram equipados com roupa de proteção nível B, a qual reúne macacão para produtos químicos, colete, máscara de proteção facial total e equipamento de proteção respiratória. A roupa é totalmente vedada para não ter nenhum tipo de exposição ao ácido. Para o registro fotográfico do atendimento, a equipe utilizou um celular intrínseco, o qual opera com energia tão baixa que não pode acender materiais inflamáveis.

Na última etapa, a dupla seguiu até o foco de gotejamento para a contenção do líquido e na saída dois profissionais de atendimento à emergência fizeram a descontaminação da equipe.

Este é o terceiro simulado realizado pela empresa pública, Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e antonina, em 2024. Até o final do ano, outros eventos deste tipo serão aplicados. Além dos simulados, as equipes recebem treinamentos periódicos, incluindo cursos reconhecidos internacionalmente.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES